Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Ministério Público Estadual (MPE) por meio do promotor de Justiça Erion de Paiva Maia, ofereceu denúncia no fim da tarde desta sexta-feira, 30, contra os três profissionais de saúde que atenderam Wellington Gonçalves Reis, 12 anos. O adolescente morreu depois de passar de ser atendido no Pronto Atendimento da região sul de Palmas e pelo Hospital Geral de Palmas.

Os médicos Gualter Maciel Neto e Claudson Teixeira da Silva e o enfermeiro Paulo Ferreira Marques foram denunciados por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A denúncia foi baseada nas investigações do inquérito policial onde foi apontado negligencia por parte da equipe de saúde que realizou o atendimento, uma vez que o raio-x que detectoua fratura no quadril direito não ocorreu em tempo hábil nem chegou a ser diagnosticada pelos denunciados.

A responsabilidade criminal do enfermeiro consistiu no fato dele ser o responsável pelo encaminhamento do paciente para procedimentos junto a um médico especialista. Esta iniciativa, embora tenha sido feita, só aconteceu depois de dez horas de espera, quando nãohavia mais possibilidade de salvar o adolescente.

No dia 2 de março, o MPE conseguiu uma decisão judicial para exumar o corpo de Wellington Gonçalves Reis, para que um segundo laudo sobre a causa da morte pudesse ser feito. A denúncia foi protocolada na 1ª Vara Criminal de Palmas. (Ascom MPE)