Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A consagrada atriz, Cissa Guimarães, 64 anos, pediu, em vídeo, justiça para o caso Pedro Caldas, morto após atropelamento em novembro de 2017 em Palmas/TO. O caso vai a julgamento pelo Júri Popular em Palmas, no dia 14 de março.

Pai de três, médico especializado em reprodução humana e triatleta, Pedro Caldas morreu aos 40 anos após ser atropelado por Iolanda Costa Fregonesi, hoje com 25 anos. Conforme a conclusão do inquérito policial do caso e a denúncia do Ministério Público do Tocantins (MP-TO) recebida pela Justiça, Iolanda estava alcoolizada e não tinha sequer Carteira de Habilitação. Ela se negou a fazer teste do bafômetro, foi detida no momento, mas acabou liberada após pagar fiança de R$ 3 mil. Agora, ela será julgada por homicídio doloso (com a intenção de matar).

Para Cissa Guimarães, as pessoas que bebem e dirigem têm que ser responsabilizadas. “A motorista estava embriagada, não possuía carteira de motorista e ainda era reincidente. Atropelou um casal alguns anos antes e também alcoolizada, sem documentação e não deu em nada. A família do Pedro tem se movimentado para tentar mobilizar a população de Palmas para não aceitar mais impunidade. É o movimento por uma cidade mais justa. As pessoas que bebem e dirigem têm que ser responsabilizada”, destacou a atriz, ao lembrar que a própria Polícia Civil apontou a conduta reincidente da ré.

Ela lembrou que, conforme dados do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), administrado pelo Ministério da Saúde. “Basta de impunidade”, reafirmou a atriz.

Histórico com tragédia familiar

Há 12 anos, Cissa Guimarães perdeu seu filho Rafael Mascarenhas em um atropelamento no Rio de Janeiro. O fato ocorreu em um túnel que naquele momento estava fechado para manutenção e, portanto, não deveria ter veículos. Porém, não havia sinalização adequada da interdição.

Cissa, inclusive, começa o vídeo lembrando que nada vai substituir Rafael. “Há quase 12 anos, todos sabem que o luto faz parte da minha vida e nada vai substituir o meu Rafa. Assim como nada vai substituir Pedro Caldas, filho, irmão, marido e pai de três filhos”, frisa a atriz, que desde os 19 anos atua profissionalmente e trabalhou na Rede Globo de Televisão por quase quatro décadas.

Família agradece atriz pelo apoio

O pai de Pedro Caldas, Luciano Caldas, agradeceu a atriz pela exposição e pelo apoio na busca de justiça. Cissa Guimarães é amiga de Isabel Sangirardi, madrinha de Pedro. “Cissa Guimarães, um ser humano que dispensa apresentações, muita amiga de Isabel Sangirardi, nossa amiga do coração e responsável pela aproximação com Cissa. Ela, que já passou pela dor da morte de um filho, veio se somar à nossa luta. Meu eterno agradecimento a Isabel e a Cissa: Marco Civilizatório Pedro Caldas”, destacou Luciano Caldas.

O vídeo de Cissa Guimarães pode ser visto aqui: https://www.facebook.com/1106026017/videos/277307191182670/.

Os detalhes da ideia do Marco Civilizatório podem ser lidos aqui: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10220731069442373&id=1106026017.

O link do Datasus para consultar os números de mortes no trânsito é este: https://datasus.saude.gov.br/mortalidade-desde-1996-pela-cid-10.

 Pedro Caldas morreu aos 40 anos e deixou três filhos