Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada estadual Amália Santana (PT) foi escolhida secretária do Setorial de Mulheres do PT, em evento realizado no último domingo, 1º, durante o Encontro Estadual de Mulheres do PT Tocantins. Integrando a chapa de consenso “Mulheres na política, mulheres no poder”, a parlamentar foi eleita, juntamente com o Coletivo e as delegadas que representarão o Tocantins em evento nacional.

Na abertura do evento Donizeti Nogueira, presidente estadual do PT, dividiu mesa com nomes que integram a luta pelos direitos das mulheres no Tocantins, como a deputada Amália Santana, a superintendente do Patrimônio da União, Lucilene Lira, as petistas Glayde Braga, Elivane Maria da Silva, Coraci, Maria Vani.

“Nós mulheres sabemos que quando decidimos nos filiar a um partido somos vistas de forma diferente, enfrentamos preconceitos, mas também saboreamos as delícias quando somos valorizadas. Por isso a paridade depende de todas nós”, afirmou Maria Vani durante sua fala sobre a paridade e a resolução do IV Congresso Nacional do PT.

A violência contra as mulheres também foi colocada como um mal que ainda precisa ser combatido com rigor tanto na zona urbana como na rural. Neura Mota relembrou fatos recentes de violência contra às mulheres ocorridos na região de Paraíso do Tocantins.

Durante o evento ainda foi lida e aprovada com emendas a Tese do Encontro Estadual das Mulheres do PT Tocantins. O documento que lembra a luta do PT e das mulheres petistas também apresenta as propostas que serão trabalhadas pelo Setorial de Mulheres do partido.

Ao fim do evento as mulheres elegeram por aclamação Amália Santana como Secretária do Setorial, as 20 mulheres que integram o Coletivo e outras 11 delegadas para o Encontro Nacional de Mulheres do PT. Os nomes eleitos foram definidos por articulação e consenso entre as diferentes linhas do Partido dos Trabalhadores no Tocantins.

“Vamos trabalhar para que possamos estar prontas para votar e também sermos votadas, vamos garantir no PT Tocantins a efetivação da paridade e darmos exemplo para o Estado e também para o país. Contem comigo na luta pelo cumprimento dos nossos direitos, por mais espaço e por uma política com mais mulheres no poder”, declarou Amália Santana após sua eleição.

A nova secretária do Setorial e o Coletivo de mulheres tomarão posse em evento petista previsto para após o feriado de Semana Santa. (Ascom Amália Santana)