Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Estado, por meio do secretário estadual da Administração, Lúcio Mascarenhas, apresentou nesta terça-feira, 3, a sua proposta de ampliação da tabela financeira dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) dos servidores do Quadro Geral e da Saúde.

Aproposta prevê a criação de duas novas referências (letras) e dez novos padrões (números) na tabela de progressões. A proposta foi recebida por líderes sindicais representantes das duas categorias. Nela, o governo mantém a intenção de reduzir de cerca de 22% para 10,5% o percentual de reajuste da progressão vertical a partir das novas referências e padrões a serem criados.

Por outro lado, o executivo volta atrás no que se refere ao interstício, mantendo a progressão vertical a cada três anos e a horizontal a cada dois. Neste aspecto, planeja que esta se dê de forma alternada, de modo que no ano em que houvesse coincidência de o servidor ter direito às duas progressões (horizontal e vertical), este só receberia uma.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, a proposta do governo terá que ser analisada em detalhes para calcular os impactos das mudanças na carreira dos servidores. Ele destacou que a diretoria da entidade analisará o conteúdo e apresentará uma contraproposta ao governo.

No dia 20 de abril, nova reunião deverá ocorrer entre Secad e sindicatos para tratar da contraproposta. Pinheiro enfatizou que após a discussão pontual e análise da contraproposta pelo governo, os servidores representados pelo Sisepe serão convocados para deliberarem sobre o tema. (Ascom Sisepe)