No intuito de agilizar e modernizar o serviço policial no Tocantins será implantada a Delegacia Virtual. O lançamento acontecerá a partir das 10 horas desta quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria da Segurança Pública.O cidadão tocantinense poderá registrar Boletim de Ocorrência, via internet, pelo endereçowww.ssp.to.gov.br, link Delegacia Virtual.
No dispositivo, também será disponibilizada a lista de indivíduos procurados pela justiça do Estado do Tocantins, o que facilitará a identificação e prisão dos mesmos.
Na Delegacia Virtual poderão ser registrados boletins de ocorrência, tais como: furto ou perda de documentos, objetos e celulares; denúncia de violência contra a mulher, o idoso e o menor; e desaparecimento de pessoas. Vale ressaltar que somente serão possíveis registros de ocorrências advindas do Tocantins.
O acesso será realizado exclusivamente online. Contudo, o cidadão poderá entrar em contato pelo telefone(63) 3218-6806. A unidade será instalada no prédio da Secretaria da Segurança Pública e terá como titular o delegado de Polícia, Carlos Roberto Smith.
O atendimento acontecerá em dias úteis. Sendo assim, os boletins registrados nos finais de semana ou feriados serão validados no primeiro dia útil subsequente, com prazo de até 24 horas, exceto os registros de perda de documentos que serão validados no ato do registro.
Após o registro da solicitação de B.O., a equipe da Delegacia Virtual fará a análise e validação das solicitações pendentes. Tal análise e validação se darão por meio da verificação dos dados informados pelo cidadão, através das ferramentas e recursos disponíveis à equipe da Delegacia Virtual, podendo haver contato com o cidadão através de e-mail e/ou telefone. Caso a averiguação dos dados ocorra de forma satisfatória, a solicitação de B.O. é validada e encaminhada para a delegacia responsável, pelo e-mail. Em caso de invalidação, o cidadão recebe uma notificação por e-mail, contendo uma justificativa para tanto.
A nova Delegacia proporcionará um meio mais fácil e cômodo para o cidadão registrar boletins de ocorrência de menores proporções. Consequentemente, há também uma redução considerável no movimento de certas delegacias para o registro de boletins, havendo assim, a otimização no tempo de trabalho dos seus funcionários. (Ascom SSP)