Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Teve início na última quarta-feira, 11, na cidade de Arraias, a 12ª edição dos Jets - Jogos Estudantis do Tocantins. Este ano com novidades já previstas nas ações do Tocantins Olímpico, que será implantado pela Sejuves - Secretaria da Juventude e dos Esportes. Os Jets servirão de laboratório, pois o programa servirá para preparar os atletas para o Tocantins Olímpico, que visa atender crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos, o que fortalecerá ainda mais os Jets, que hoje é disputado na faixa etária de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O Tocantins Olímpico deve ser implantando no dia 26 deste mês e atenderá crianças e adolescentes, escolares, comprovadamente matriculados e frequentes em escolas da rede pública e privada de ensino, com idades entre 09 e 17 anos. O programa atenderá as modalidades de futebol de campo, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez, tênis de mesa, atletismo, boxe e canoagem nas categorias masculina e feminina.

Arbitragem

Prova disso que a Sejuvesvisando melhorar as competições deu oportunidade e qualificou a arbitragem tocantinense em suas variadas modalidades realizou recentementeum processo seletivo em uma etapa única em que os concorrentes entregaram a documentação e os certificados dos cursos de arbitragem nas modalidades em que pretendem atuar. Segundo a Sejuves, participaram da seleção 78 profissionais de arbitragem, de todas as modalidades que foram cadastrados e estarão aptos a trabalhar em todas as competições oficiais que a Sejuves convocá-los.

E a primeira competição, após esta seleção está sendo a disputa dos Jets - Jogos Estudantis do Tocantins, onde os profissionais poderão desempenhar seus conhecimentos nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, xadrez, voleibol, futsal, vôlei de praia e handebol. A primeira etapa está acontecendo desde o dia 11 e iraaté o próximo sábado (14), na cidade de Arraias.A competição deve reunir cerca de 380 alunos de Arraias, Paranã, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Novo Alegre e Combinado. Ao todo a competição será disputada em 14 etapas nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os Jets são organizados pela Seduc – Secretaria Estadual da Educação e Cultura e conta com a parceria da Sejuves – Secretaria da Juventude e dos Esportes. Na etapa de Arraias a Sejuves será responsável pagamento da arbitargem.

Calendário

Arraias -11 a 14 de abril

Dianópolis -18 a 21 de abril


Gurupi -25 a 28 de abril


Porto Nacional- 02 a 05 de maio


Paraíso -09 a 12 de maio


Miracema -16 a 19 de maio


Pedro Afonso -23 a 26 de maio


Guaraí -30 de maio a 02 de junho


Colinas -06 a 09 de junho


Palmas -06 a 09 dejunho


Tocantinópolis -13 a 16 de junho


Araguaína - 20 a 23 de junho


Araguatins -27 a 30 de junho


Capital (15 a 17) - 22 a 30 de setembro



Fase final12 a 14 será
9 a 18 de agosto



Fase Final
15 a 17 anos
19 a 2 de setembro

(Ascom Sejuves)