Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Repentes, cantorias, banda marcial e estudantes envolvidos com o esporte, essa foi uma pequena mostra do que aconteceu no primeiro dia da Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT, Estação Arraias. A abertura do maior evento literário da região norte foi sucesso de público e trouxe ainda mais cultura à comunidade da região.

Para dar ainda mais brilho à festa os estudantes do Coral Vozes do Cerrado formado pelas Escolas Estaduais Brigadeiro Felipe e Jacy Alves de Barros, entoaram belas canções. Os meninos deram um banho de alegria na comunidade e nas autoridades presentes, entre elas estavam os secretários de Estado da Educação, Danilo de Melo, da Cultura, Kátia Rocha, da Juventude e Esportes, Olinto Neto, Justiça e Direitos Humanos, Nilomar dos Santos, o prefeito Wagner Gentil e a diretora Regional de Ensino de Arraias, Liz Adriana. Na oportunidade também foram abertos os Jogos Estudantis do Tocantins – Jets que acontecem junto com a FLIT.

Na abertura também se apresentou a Banda Marcial da Marinha do Brasil, e o repentista Geraldo Amâncio. Moradora da cidade Carla Alves, conta que um evento como a FLIT, além de movimentar a cidade oferece cultura de qualidade a região. “As cidades do interior geralmente não tem eventos como este, essa iniciativa de levar a FLIT para estas comunidades é louvável, até porque boa parte das atividades culturais ficam concentrados apenas na capital, onde as pessoas nem sempre tem condições ir”, finaliza.

A professora Ivana Almeida Cordeiro veio com os filhos para visitar o primeiro dia da feira. “Trouxe as crianças porque está é uma oportunidade única, os estantes estão com títulos bem interessantes, e como aqui na região não temos livraria vou aproveitar a adquirir alguns títulos”, explica.

“Aqui tem livros que a gente não tinha oportunidade de ver e ler e estamos tendo este contato com a chegada da FLIT” disseram as irmãs Julia e Juliana de Paula Santos, as duas passaram boa parte da visita degustando livro de aventura, que segundo as meninas são os que elas mais gostam.

E para fechar a noite com um brinde à musica popular o cantor Rick, se apresentou com seu show solo, na Praça da Matriz, onde a população pode cantar canções que fizeram sucesso na voz do artista. (Ascom Seduc)