Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os sindicatos representantes dos servidores do Quadro Geral e da Saúde se reuniram nesta segunda-feira, 23, com o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas. No encontro, foram debatidos os pontos da proposta do governo de ampliação da tabela financeira do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

As entidades expuseram as concordâncias e discordâncias referentes à proposta e apresentaram novas sugestões ao governo com o intuito de garantir que os servidores não sejam prejudicados com as mudanças que serão implantadas no PCCR.

Vale lembrar que a proposta do Executivo de ampliar a tabela financeira prevê a criação de duas novas referências (letras) e dez novos padrões (números) na tabela de progressões, mas com a redução do percentual da progressão vertical de cerca de 22% para 10,5% a partir dos novos padrões a serem criados.

Entre as pontuações apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) nesta segunda-feira está a sugestão de que o governo crie na tabela atual o padrão V e letras K e L, mantendo 22% no padrão V e 5% nas referências K e L. Isso evitaria prejuízo aos servidores que estão hoje impedidos de progredir em razão de terem atingindo o final da atual tabela.

Segundo o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, o sindicato deixou claro para o governo que não aceitará a redução do percentual da progressão destes servidores que se encontram fora da tabela de progressões. Segundo ele, são servidores que já estão aptos e, portanto, precisam ser tratados com o mesmo direito dos demais. Ele também apontou que o governo se mostrou aberto a negociar.

O secretário marcou para o dia 11 de maio, às 16 horas, uma nova reunião para apresentar a posição do governo sobre as pontuações dos sindicatos. O Executivo justificou que não pode dar uma resposta antes desse prazo pelo fato de que a Secad estará nos próximos dias trabalhando para garantir a publicação do edital do Concurso do Quadro Geral. Somente a partir do dia 2 de maio é que a Secretaria vai conseguir se debruçar sobre a questão da tabela de progressões. ( Com informações do Sisepe)