Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A falta de segurança nas Unidades de Saúde do Estado foi denunciada ao Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, nesta quarta-feira, 25. O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET protocolou um pedido de apoio ao órgão defensor dos interesses da sociedade.

O Sindicato alega que em vários hospitais foram registradas nas últimas semanas uma sequencia de roubos, furtos, além da violência contra funcionários e pacientes. O caso, já é do conhecimento do atual Secretário Estadual da Saúde, Nicolau Esteves, segundo o Sindicato, e também está na Defensoria Pública do Tocantins.

De acordo com o presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz, a situação começou com o fim do contrato da empresa que prestava o serviço de segurança com o governo.

“Desde então os vigilantes foram substituídos por agentes de portaria. Sendo assim não existe proteção para a equipe de trabalho, nem para usuários. Já são quase quatro meses e nenhuma providência está sendo tomada”, aponta o presidente.

Na sede do Sindicato as queixas por parte de profissionais tem se tornado constantes. No estacionamento do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) cinco motos foram furtadas neste mês. Os bandidos chegaram a arrombar as travas de metal. Sem contar no roubo de celulares.

“Isso acontece porque as pessoas entram e saem tranquilamente do estacionamento. Às vezes nem o agente portaria é encontrado na guarita. O criminoso entra e faz o que quer. Quem se sente afrontado hoje é o servidor”, declara o presidente acrescentando que situações mais graves já ocorreram, como o assassinato de um paciente no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e a tentativa de estupro a uma enfermeira na mesma unidade.

“Estes fatos, que até então assustavam trabalhadores e usuários do serviço hospitalar, agora causam pânico e comprometem a qualidade do trabalho dos profissionais da enfermagem decorrendo daí mais risco à saúde e à vida de quem busca tratamento naquele local, acreditamos que os mesmos episódios possam estar ocorrendo nos demais Hospitais Públicos do Estado” denuncia.

Na denúncia o Seet confirma que o assunto já é de conhecimento do Governo e da empresa que administra a Gerência da maioria dos Hospitais Públicos do Estado.

“Temos certeza que tanto o Ministério Público, como a Defensoria Pública, vão nos ajudar nesse caso. Precisamos de segurança nas unidades, que hoje, infelizmente não existe”, completou. (Com informações do Seet)