Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins vem a público protestar com veemência, sobre a aprovação pelo senado, da PL 7/2012, oriundo da MP 549/2011, que autoriza a venda de fármacos em supermercados, lojas de conveniência e afins, à população.


Para a entidade, a aprovação é um retrocesso e pode causar sérios danos/prejuízos à saúde do povo brasileiro. “Medicamentos não são uma mercadoria qualquer que pode vender ao público sem nenhum controle sanitário e principalmente sem a orientação dos farmacêuticos, essa decisão influencia a auto medicação e ao uso irracional destes produtos”, explicou a presidente em exercício Marttha Ramos.


O Conselho informou que todo medicamento pode causar reação adversa mesmo os isentos de prescrição.O Brasil é um dos países com maior índice de intoxicação medicamentosa, esses produtos sendo exposto em um ambiente que não é legalizado pelos órgãos sanitários, e sem a orientação do farmacêutico, coloca em risco a saúde da população. “Estamos em uma mobilização nacional contra”, informou. (Com informações do CRF)