Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 8, o secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, se reuniu com a atleta Ediléia Matos - atual campeã panamericana de canoagem na categoria k1. Na oportunidade, foram discutidas novas formas de apoio à modalidade no Tocantins. Também estiveram na audiência as atletas Jully Roschelllu de Oliviera e Mirian de Sousa Barbosa, além do representante da Associação Tocantinense de Canoagem, Wellington Aires.

O objetivo da visita foi de agradecer o apoio dado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes – Sejuves, para que os atletas da canoagem pudessem participar dos Jogos Panamericanos e apresentar os resultados conquistados.

Com orgulho, Wellington Aires contou ao secretário que a equipe do Tocantins está em décimo lugar no ranking nacional da canoagem, sendo que 33 estados compõem a lista. Aires destacou ainda o apoio da Sejuves para que os resultados fossem conquistados. “Viemos apresentar os resultados e agradecer o apoio que nos fez chegar lá”, disse.

A campeã

Aos dezesseis anos, a tocantinense Ediléia Matos dos Reis é a primeira brasileira a ser campeã Panamericana de canoagem na categoria K1, que é a fase Junior do esporte. A atleta conquistou o título na capital do estado do Rio de Janeiro durante os Jogos Panamericanos realizados nos dias 22 e 23 de abril deste ano.

Vista como “guerreira” pelos adversários, Ediléia destacou que a força de vontade e a dedicação ao treinamento foram os principais fatores que fizeram com que ela conquistasse o título. Filha de uma família humilde, a jovem - que é estudante do segundo ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio Felix Camoa, em Porto Nacional, destacou que a vitória foi inacreditável. “A gente se esforça, treina e se dedica para a vitória, mas quando ganha tem a impressão que está sonhando”, disse ao ser questionada sobre a sensação de se campeã Panamericana.

Além da medalha conquistada por Ediléia, outras três medalhas dos Jogos Panamericanos vieram para o Tocantins. E as notícias positivas para a canoagem não param por ai. A tocantinense July Richelly de Oliveira Silva é vista como uma das cinco atletas brasileiras com condições de ser destaque nos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o Representante da Associação Tocantinense de Canoagem, a atleta July foi apontada pelo treinador da seleção brasileira pela sua capacidade técnica acima da média levando em consideração sua idade. (Ascom Sejuves)