Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude e dos Esportes do Tocantins, realiza o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. O evento acontece nesta sexta-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, a partir das 9h, e conta com a presença do ministro do Esporte Aldo Rebelo, do governador em exercício, João Oliveira (PSD), do secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto e de 20 secretários estaduais de esporte e lazer do País.

O objetivo do Fórum é discutir políticas públicas para esporte e juventude e fomentar discussões sobre os programas desenvolvidos nos estados brasileiros. No primeiro encontro do Fórum Nacional dos Secretários de Juventude Esporte e Lazer realizado em 2011, Olyntho Neto foi eleito, por unanimidade, como vice-presidente da entidade. Desta forma, Olyntho Neto ficou responsável por representar os estados da região Norte do Brasil no que diz respeito às políticas públicas em nível nacional na área do esporte.

Chegada a Palmas

O governador em exercício João Oliveira recepcionou no início da tarde desta quinta-feira, 24, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que veio a Palmas para participar do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, realizado pelo Governo do Estado.

Programação do Fórum - Dia 25

9h – Chegada dos participantes ao auditório do Palácio Araguaia.

9h30 – Abertura da reunião do Fórum com pronunciamentos da Presidente do Fórum e Secretária de Esportes do Rio de Janeiro, Márcia Lins; do governador em exercício do Tocantins, João Oliveira, e do ministro do Esporte Aldo Rebelo. Início dos trabalhos.

Pauta de reunião

1 – Olimpíadas Escolares em novo formato – Presidente: Márcia Lins – Secretária do Rio de Janeiro.

2 – Jogos Olímpicos

- Primeira abordagem: Olyntho Neto – secretário do Tocantins
- Segunda abordagem: Mauro José – Secretário do Acre
- Terceira abordagem: Ana Cavalcanti – Secretário de Pernambuco

3 – As ações da Secretaria Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte – Secretário Afonso Barbosa.

Almoço (12h30min às 14horas)

Segunda etapa da pauta, 14h15min (pós-almoço)

4 – O funcionamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Esporte (Fundesporte/SC). (Pecos Borsatti -SC)

5 - Tribunal de Justiça Desportiva - Alternativa para sistemas esportivos estaduais – José Joacy (Secretário do Rio Grande do Norte) e Pecos Borsatti (Presidente da Fundação Catarinense de Desportos)

7 - Apresentação do Manbol (nova modalidade esportiva) - Rui Ildelbrando - Presidente da Confederação Brasileira de Manbol.

8 – Assuntos Gerais:

• Proposta de encontro específico sobre troca de experiências na gestão de equipamentos públicos de esporte (Rogério Romero, MG)
• Calendário de reuniões. Proposição da candidatura de Pernambuco para sediar a reunião do Fórum no dia 11 de outubro.
• Participação na Expo Estádio – Expo Exporte 2012. (Secom)