Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Jornal Folha de São Paulo repercutiu a intenção do governo estadual de instalar seis climatizadores de ar na Praça dos Girassois. Conforme o Conexão Tocantins informou nesta quarta-feira, 24, a intenção é fazer uma parceria com a iniciativa privada para explorar espaço publicitário que terá nos climatizadores.

Na matéria, a Folha de São Paulo trouxe questionamento  da professora Patrícia Orfila, do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Tocantins sobre a medida. Segundo a professora, os climatizadores servem mais como "outdoor" para publicidade do que para amenizar o calor.

O Edital de concorrência para selecionar as empresas já foi  aberto pelo governo que ficará com os custos de água e energia. Cada climatizador vai custar R$ 8 mil segundo informou o secretário de Juventude e Esportes, Olinto Neto. O objetivo, segundo ele, é melhorar o ambiente na Praça que tem grande volume de circulação de pessoas inclusive praticando atividades físicas.

Uma polêmica levantada sobre o assunto é sobre o efeito dos climatizadores já que eles terão altura de 1,855 metros, largura com base: 0,6 m x 0,83 m e a Praça tem 570.970,99 m², ou, 57,09 hectares. A concessão de uso é de 36 meses, podendo ser prorrogada.