Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em nota distribuída à imprensa na noite deste sábado, 12, o secretário de Governo da Prefeitura de Palmas, e presidente interino da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Pedro Duailibe, justificou o depósito de R$ 120 mil reais feito na conta de uma ex-assessora da deputada estadual e primeira-dama da capital, Solange Duailibe (PT).

Pedro informou na nota que efetuou a venda de uma retro-escavadeira em 9 de agosto de 2011 para Miranda & Silva Construções e Terraplanagem Ltda e para receber o pagamento indicou a conta de Rosilda Rodrigues dos Santos, na época assessora da deputada Solange.

A informação do depósito foi feita pelo jornal Folha de São Paulo que afirmou na oportunidade tratar-se de pagamento fruto das relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com a Construtora Delta e políticos do Tocantins. A Delta presta serviços no Tocantins e inclusive é contratada da Prefeitura de Palmas, já tendo também atuado junto ao Governo do Estado.

O depósito para a ex-assessora Rosilda Rodrigues dos Santos, foi efetuado em 9 de agosto de 2011, segundo escutas da Polícia Federal que a Folha teve acesso. Rosilda teve sua exoneração do cargo de assessora parlamentar da deputada, publicada no último dia 10 de março.

Sobre o depósito a deputada informou na oportunidade que não tinha conhecimento “Fiquei sabendo através do jornal Folha de São Paulo, dias atrás. Quero que a polícia investigue o fato noticiado pela Folha, pois não posso responder por atos de terceiros”, disse por meio de nota.

Segundo Solange, a ex-assessora foi funcionária do seu gabinete e prestava serviços na região Sul do Estado. “Sua função consistia num trabalho político/social, que não estava atendendo mais às necessidades, por isso foi dispensada", informou na oportunidade.

Sobre o caso, a deputada chegou a se pronunciar na tribuna da Assembleia Legislativa, afirmando que a publicação da reportagem pela Folha de São Paulo estabelecendo ligação do depósito à relações com o contraventor e a Construtora Delta, prejudicaram sua imagem. Solange disse na oportunidade que iria auxiliar a Polícia federal em tudo que fosse necessário para esclarecer o fato.

Procuração

Pedro Duailibe informa que tem uma procuração há quase quatro anos para movimentar a conta de Rosilda e que a deputada Solange não tem conhecimento de seus negócios. Segundo ele, a indicação da conta bancária de Rosilda para recebimento do valor se deu pelo fato de estar sendo executado em uma ação por ser avalista e seria temerário a movimentação de sua conta bancária pessoal para valores maiores.

Afastamento

Pedro ainda informa na nota, que segue abaixo na íntegra, que está solicitando seu afastamento dos quadros da Prefeitura Municipal de Palmas até que toda a situação seja esclarecida.

Nota

Pela presente, venho de público informar o que segue.

Efetuei a venda de uma retro-escavadeira em 09 de agosto de 2011 para Miranda & Silva Construções e Terraplanagem Ltda.

Indiquei a conta bancária da senhora Rosilda R. dos Santos para recebimento pelas seguintes razões:

a) devido a execução em que sou avalista, restou temerário a movimentação de minha conta bancária pessoal para valores maiores;

b) ante esta situação, passei a utilizar a conta de Rosilda, conforme instrumento público passado em cartório há quase quatro anos.

Nenhum vendedor está obrigado a se preocupar com a forma que o comprador utilizará para cumprir com a obrigação pactuada. Assim, vendi um bem de minha propriedade, recebi via conta de Rosilda e entreguei a retro-escavadeira ao comprador. Oportunamente, perante o Poder competente, apresentarei os documentos comprobatórios de todo o aqui esplanado.

É importante ressaltar que a Deputada Solange não tem nenhum conhecimento de meus negócios.

Por fim, informo ainda que estou solicitando meu afastamento dos quadros da Prefeitura Municipal de Palmas até que toda essa situação seja esclarecida, por entender ser a postura cabível para o momento.

Palmas-TO., 12 de maio de 2012.

Pedro Duailibe