A partir do mês de junho deste ano, todos os documentos que chegarem à
Seccional serão digitalizados e assinados digitalmente, eliminando os
documentos físicos. Os pareceres serão feitos via sistema, sendo assim, os
relatores e o presidente da Comissão de Exame de Ordem, por exemplo, poderão
ter acesso a todos os documentos de onde estiverem. A entrada de documentos de
pedidos de inscrições poderá ser feita de qualquer computador, permitindo o
acompanhamento de todo o trâmite através da página da OAB/TO. Vale ressaltar
que os pareceres digitalizados tem a mesma validade dos documentos físicos.
As certidões serão emitidas via sistema online, sendo assim, a entrega será mais
ágil e evitará custos com correios. À exemplo disso, no caso de uma certidão
que necessita de validade do Tribunal de Ética, da Tesouraria ou da Secretaria,
o sistema irá relacionar os módulos e verificar se não existem pendências. Se
tudo estiver correto, o sistema disponibilizará imediatamente o documento, que
poderá ser impresso pelo advogado.
“No total serão oferecidos pela OAB/TO cinco serviços gratuitos. Além do
serviço de publicações, os advogados poderão ter acesso a outros módulos, como
andamento processual, processo digital, agenda, jurisprudências e práticas
jurídicas”, explicou o presidente Ercílio Bezerra.
Treinamento
Ainda neste mês iniciará o processo de capacitação dos advogados para utilização desse novo software, que não terá custo para o profissional que estiver adimplente com a anuidade.