Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Começou o período de feiras e exposições agropecuárias do Tocantins de 2012. Os primeiros eventos aconteceram nos municípios de Miranorte e Colméia, entre os dias 5 e 12 de maio. Ao todo, serão mais de 35 exposições agropecuárias realizadas pelos sindicatos rurais dos municípios e que receberão o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

As maiores feiras agropecuárias realizadas no Estado, em termo de movimentação de pessoas e de finanças, acontecem nos municípios de Araguaína, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Colinas e Guaraí. Os eventos seguem até outubro, em todas as regiões do Estado.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, as feiras agropecuárias são consideradas os maiores eventos realizados nos municípios do interior do Estado. “Envolve diretamente o agronegócio, pois são espaços para que os produtores apresentem seus animais, realizem negócios e troquem experiências para o melhoramento da produção”, avaliou o Padua, acrescentando: “A outra questão, é o impacto econômico positivo para os municípios, porque atraem produtores e demais participantes de outras localidades”.

Segundo a diretora de Cooperativismo e Associativismo Rural da Seagro, Mariella Gontijo, para receber o apoio financeiro do Estado, é necessário a assinatura de um convênio entre a Secretaria da Agricultura e o sindicato rural. Para tanto, a prestação de contas do evento do ano anterior precisa estar em dia. Segundo a diretora, os eventos apoiados pela Seagro têm como um dos objetivos: “contribuir com o conhecimento dos produtores”.

Dados

Em 2011, o Governo do Tocantins apoiou a realização de39 feiras agropecuárias, tendo em vista sua importância para o fortalecimento do Agronegócio do Estado. Em muitos municípios, as feiras agropecuárias também são consideradas os maiores eventos culturais e de lazer. (Ascom Seagro)