Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Philipe Bastos / Conexão Tocantins Fábio Ribeiro é pré-candidato a prefeito de Palmas Fábio Ribeiro é pré-candidato a prefeito de Palmas

O presidente metropolitano do PTdoB, Fábio Ribeiro e o presidente regional do partido, Antônio Pessoa comentaram durante visita à redação do site Conexão Toxantins nesta segunda-feira, 20, sobre a pré-candidatura da legenda para a Prefeitura de Palmas nas eleições deste ano. De acordo com os dois dirigentes partidários, o PTdoB será apresentado no processo eleitoral como a “via alternativa” para o Paço Municipal de Palmas e de outras cidades do Tocantins.

Pessoa informou que a gestão do partido organizado por dissidentes do PTB, em 15/05/1989, tem aumentado o fôlego para lançar candidaturas tanto na capital quanto no interior do Tocantins. “Nós assumimos o PTdoB em 2011 e pretendemos lançar pelo menos 18 candidatos a prefeito neste ano”, destacou. O presidente regional do partido ainda descreveu a evolução que pretende propor para a legenda. “Nós vamos sair de uma vereadora em Peixe para fazermos pelo menos um prefeito e 30 a 35 vereadores este ano”, disse.

Palmas

Já para a capital do Estado, a meta, além da pré-candidatura de Fábio Ribeiro à prefeitura, o PTdoB ainda pretende eleger vereadores. Para isso, de acordo com Pessoa, a meta é fortalecer a aliança com outros partidos para formar a majoritária e as proporcionais do partido. De acordo com o presidente regional da sigla, o PTdoB já abriu francas negociações com o PCdoB, PSDC, PPL e PSOL.

No entanto, os próprios líderes partidários entendem a dificuldade que podem enfrentar no processo formação de coligações para a campanha eleitoral deste ano, muito por conta de negociações que já estão em andamento. Pessoa destacou, por exemplo a situação do PCdoB que no âmbito metropolitano vem conversando com o PTdoB mas no nível da direção estadual tem afinidade com o pré-candidato a prefeito de Palmas, Alan Barbieiro (PSB). “Mas nós temos certeza de que conseguiremos”, disse.

Gestão Raul Filho

O pré-candidato do PTdoB em Palmas fez uma breve análise da gestão do prefeito Raul Filho e destacou que os oito anos de governo do PT em Palmas tiveram pontos positivos e negativos. “Os pontos positivos foram na infra-estrutura da educação, com as Escolas de Tempo Integral, além da recuperação da malha viária”, disse. Neste segundo ponto, que pode causar estranheza, Ribeiro explicou. “O prefeito vem corrigindo erros de gestões anteriores, de trabalho mal feito”.

Dentre os gargalos na gestão destacados pelo pré-candidato, estão pontos principalmente ligados ao comércio da capital e no setor cultural. “Ele deixou de investir no comércio local e voou o calendário cultural de Palmas. Não tem mais grandes eventos”, lamentou. Fábio frisou que com os grandes eventos culturais, todos os setores comerciais de Palmas são beneficiados. “Veja o carnaval, por exemplo. Não é apenas pela festa, mas pelo comércio, pela rede hoteleira, que fica abastecida. Precisamos alavancar novamente os grandes eventos”, disse.