Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seplan – Secretaria de Estado do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública implanta, nesta terça-feira, 29, o Programa de Eficiência de Gastos em sete órgãos da Administração Estadual. O Programa deve reduzir de 20% a 30% os gastos com água, energia, telefonia, transporte, Vigilância, limpeza e material de expediente, num período de seis meses.

Para a implantação do Programa, a Seplan firmou um Acordo de Cooperação Técnica, ainda em 2011, com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da SOF - Secretaria de Orçamento Federal.

Segundo a secretária de Estado do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, Vanda Maria Gonçalves Paiva, “o PEG visa à diminuição do gasto público, e conseqüentemente maior aproveitamento de verbas. O foco do PEG é mostrar que existem alternativas para reduzir despesas consideradas simples como água, energia elétrica, telefone, transporte, sem interferir na qualidade do trabalho. Estas ações podem ser um diferencial no orçamento”, explica Vanda Paiva.

Para que o PEG seja implantado no Tocantins, os técnicos da SOF, Eduardo Brasileiro e Márcio Albuquerque de Oliveira, apresentarão nesta segunda-feira, 28, aos secretários e técnicos administrativos dos órgãos participantes, as características do Programa. A apresentação acontece, a partir das 14h30,na sala de reunião da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Já nos dias 29 e 30 de maio, cerca de 40 técnicos administrativos das Secretarias participantes como Saúde, Educação, Administração, Agricultura, Fazenda, Infraestrutura, Planejamento e Controladoria Geral do Estado, serão capacitados para que o Programa seja implantado.

Segundo Vanda Paiva, num segundo momento, o Acordo de Cooperação Técnica também será um objeto para difundir e ampliar o conhecimento tecnológico.