Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Gurupi realizará a I Capacitação de Entidades Parceiras nesta quarta-feira, 30/05. O evento vai acontecer no Salão do Tribunal do Júri no Fórum de Gurupi, a partir de 8h30.

O objetivo da ação é capacitar as entidades receptoras dos apenados que devem prestar serviço à comunidade, para, assim, melhorar a qualidade no acolhimento e tratamento destes reeducandos.

No evento, as entidades parceiras poderão entender os delitos sujeitos a penas alternativas e os tipos de medidas que são aplicadas pela Cepema. De acordo com o Coordenador da Cepema de Gurupi, Dhiogo Oliveira, o evento pretende “quebrar o preconceito junto às entidades receptoras, para que elas recebam mais e mais reeducandos”.

O que é a Cepema

A Cepema foi criada para fazer com que o apenado cumpra sua pena ou medida no convívio com a sociedade, para que os laços familiares e o vínculo empregatício e comunitário sejam mantidos. As ações são voltadas para infratores de baixo potencial ofensivo.

As medidas alternativas visam inibir, evitar, substituir ou restringir a aplicação da pena de prisão, sem rejeitar o caráter ilícito do fato. Essas medidas são de caráter educativo e também são socialmente úteis, uma vez que não afastam os apenados da sociedade, não os exclui do convívio com seus familiares e faz com que eles prestem serviços comunitários. (Ascom TJ)