Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada

Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada Foto: Divulgação/Freepik

Foto: Divulgação/Freepik Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) disponibilizará, na próxima semana, o Sistema Hades para a Central de Penas e Medidas Alternativas de Palmas (Cepema). Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada.

O Hades já estava disponível para a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e para a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO). Nele, é possível ter acesso a todas as informações pessoais e em tempo real a respeito dos custodiados pelo Estado, dos monitorados por meio de tornozeleiras eletrônicas e dos que cumprem penas em medidas alternativas.

Responsável por acompanhar as pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário para o cumprimento de medidas alternativas penais, a Cepema poderá, por meio do Hades, já ter acesso à ficha de cada apenado com a qualificação geral, bem como motivo e número do processo. Além disso, serão disponibilizadas todas as informações sociais, educacionais, psicológicas, entidades parceiras e o histórico do cumprimento dessa medida junto à entidade.

Conforme o desenvolvedor do sistema e gerente da Divisão de Segurança Pública da ATI, David Neme Muradás, o Hades facilitará, também, a geração das fichas dos custodiados no caso do cumprimento da pena no sistema prisional. “Dentro do próprio sistema, os profissionais já terão acesso aos dados de cada pessoa, logo que chegarem à Cepema. Caso a medida vá para o sistema prisional, a ficha já estará pronta bastando, apenas, fazer o cadastro de entrada na unidade”, explica.

Para a gerente de Política de Alternativas Penais da Cepema, Bárbara Vieira, o sistema facilitará os serviços nas Cepemas. “Um sistema como esse é interessante no sentido de viabilizar a informatização dos dados a respeito do público atendido e dos serviços disponibilizados nas Centrais de Penas e Medidas Alternativas [Cepemas]”, afirma.