Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional receberam os primeiros livros do projeto “Remição pela Leitura”. O Projeto, realizado pela Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), da Comarca de Porto Nacional, teve a adesão voluntária de 38 reeducandos que foram divididos em duas turmas.

 As primeiras oficinas de leitura ocorreram nos dias 31 de janeiro e na última sexta-feira 07, com a distribuição dos livros e orientações sobre como realizar uma resenha. O projeto, iniciado em 19 de novembro de 2014, segue a Portaria Conjunta nº 276, de 20 de junho de 2012 do Departamento Penitenciário Nacional, e tem como objetivo a reinserção social através da leitura.

 “A cada livro lido e resenha apresentada, serão remidos quatro dias na pena. O propósito maior é propor uma atividade que contribua com a formação pessoal e social de cada um deles”, afirmou a técnica jurídica do Cepema, Marden Andréa Tomaz.

As oficinas de leitura foram conduzidas pelo juiz da 2º Vara Criminal e da Cepema, Allan Martins Ferreira, que é autor do Projeto. E também contou com o auxílio da técnica judiciária Marden Andréa Thomaz, da pedagoga da Defensoria Pública de Porto Nacional, Faraíldes Miranda e das voluntárias, Professora Nelzir Martins e da acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, Natália de Oliveira. A próxima oficina de leitura está programada para o dia 22 de fevereiro. (Ascom TJ-to)