Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, realiza no dia 4 de junho, às 14h40, no auditório da ATM, o lançamento da Campanha Cidade mais limpa. O objetivo é sensibilizar a população do município de Palmas sobre o acondicionamento correto do lixo e a limpeza urbana da Capital. A campanha ocorre dentro da Programação da 18° Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 7° Semana do Meio Ambiente de Palmas.

De acordo com a Diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda, a efetiva participação da população contribuirá significativamente para uma melhor qualidade de vida. “Percebemos que a limpeza pública é satisfatória, mas a população dispõe o lixo de forma inadequada, proporcionando o surgimento de vários problemas como proliferação de insetos, animais transmissores de doenças, lixos nos córregos, poluição visual e o aspecto de cidade mal cuidada”, disse.

Preocupada em minimizar essa realidade, a Prefeitura de Palmas, realizará diversas ações dentro da “Campanha Cidade mais Limpa”, como visitas a estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais com a entrega de folders explicativos e aplicação de questionário sobre a coleta pública com o empresariado da Capital.

Paralelamente será feita a divulgação dos Pontos de Entrega Voluntária do Município (PEV’s) para coleta de materiais recicláveis e repassadas informações sobre acondicionamento correto dos resíduos sólidos (lixo) gerados, bem como a separação dos materiais recicláveis.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Nania Júnior, é preciso pensar Palmas numa cidade não só do ponto de vista ecológico, mas também de forma economicamente sustentável. “Precisamos mudar nossas atitudes quanto à correta utilização dos recursos renováveis, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico sustentável da Capital”, concluiu.

Ainda de acordo com Nania, à medida que a população se conscientizar e praticar de forma correta a coleta dos resíduos sólidos, estaremos melhorando o aspecto visual da cidade, diminuindo o odor causado pelo mal acondicionamento dos resíduos, contribuindo com a erradicação dos vetores de doença como dengue e calazar e com a diminuição da poluição do solo, água e ar.

Festival de Filmes ambientais itinerantes

Dentro da programação da 18º Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 7ª Semana do Meio Ambiente de Palmas, o festival de filmes ambientais itinerantes aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia –Aureny I.

Com a participação do Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (IDAHRA), cerca de 30 alunos do ensino médio assistiram à palestra sobre “Geração e Consumo Sustentável”, ministrada pelo presidente da ONG , Fernando Nunes. Em seguida foi exibido o filme “Terra a Gastar um dia na bacia do pisco”.

Durante o debate, a estudante Ana Cristina, da 3ª série, falou da importância da sustentabilidade. “Nós vivemos num mundo capitalista que só pensa em lucros, mas é preciso pensar na sustentabilidade e na preservação dos nossos recursos, principalmente os hídricos”, disse.

Para o palestrante, Fernando Nunes, falar em conscientização ambiental é um desafio.

“Quando falamos em mudanças de atitudes e conceitos é mais difícil, pois as pessoas, principalmente, os jovens, são educados para o consumo, precisamos consumir produtos com viés ecológico de empresas que se preocupam em explorar cada vez menos nossos recursos naturais”, finalizou. (Ascop)