Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Clique na imagem para ampliar Clique na imagem para ampliar

A segunda pesquisa Ibope Inteligência sobre as intenções dos eleitores nas eleições deste ano em Palmas sondou também sobre a preferência na escolha dos candidatos a vereador da capital. Neste ano a Câmara de Palmas vai eleger 19 parlamentares. Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é sugerido, os dados mostram cinco citações de vereadores com 1% ou mais. 16% dos entrevistados citaram nomes de candidatos ao cargo com menos de 1%.

O nome que teve maior preferência foi o do vereador do PR, Lúcio Campelo que tem colégio eleitoral mais concentrado na região sul da capital. Campelo teve 2% das citações, enquanto Carlos Braga (PMDB), Tibúrcio Tolentino (PTN), Milton Neris (PR) e José do Lago Folha Filho (PTN) tiveram 1% na preferência dos entrevistados.

Os eleitores que não responderam ou não souberam foram 67% dos entrevistados. Branco ou nulo são 13%. Entre o público feminino o índice das pessoas que não souberam responder chegou a 75%. Outro dado interessante é que 67% dos entrevistados com nível superior e 68% com nível médio de escolaridade também não responderam.

Entre os entrevistados com renda familiar de até dois salários mínimos, exceto o vereador Folha, todos os outros citados mencionados acima pontuaram 1%. Nesta categoria 12% fizeram citações de outros candidatos com menos de 1% e 68% não responderam.

Na escolha dos vereadores os dados mostram ainda que os nomes citados (exceto Milton Neris, que é líder do governo) mantém os índices dentre os eleitores que avaliaram a gestão do prefeito Raul Filho (PT) como péssima.

A pesquisa

A pesquisa encomendada pelo Partido Progressista e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins sob protocolo nº TO-0030/2012 foi realizada de 24 a 26 de maio de 2012 com 602 entrevistados. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.