Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, dando a sequencia a série de visitas pelo interior do Estado, esteve em Alvorada, distante 319 quilômetros de Palmas. Na cidade foi verificada a situação de trabalho nas unidades de saúde, tanto do Estado, quanto do Município. E ainda a cobrança do imposto sindical referente aos anos de 2005 e 2007.

O presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz e o Assessor Jurídico Joan Milhomem, acompanharam a atuação dos profissionais na Unidade da Saúde da Família – USF. Conversaram com auxiliares, técnicos e enfermeiros sobre o papel do Sindicato na luta pelos direitos da categoria. Também foi discutida a intenção de criar, no município, um plano de cargos, carreiras e subsídios que beneficiaria os profissionais da saúde. Um novo encontro irá ser realizado sem data ainda definida.

“Essa conversa é importante e necessária. Estamos traçando um raio-x da situação da enfermagem no Estado, e só será possível fazer isso, ouvindo o profissional”, declarou o presidente fazendo referência a uma resistência por parte da Secretaria de Saúde de Alvorada que segundo o Sindicato não compareceu para reunião que estava marcada.

Hospital Regional

Os diretores do Seet também estiveram no Hospital Regional Público de Alvorada. Na unidade eles verificaram que os profissionais se queixam da falta de repouso adequado para a categoria e o atraso, por parte do Estado, no pagamento das diárias de viagens.

“Vamos cobrar da Secretaria Estadual da Saúde uma posição para o caso. Não aceitaremos situações onde os nossos profissionais não tenham seus direitos assegurados. O governo precisa entender que queremos ser tratados com respeito. Se preciso for, vamos exigir isso!”, disse o presidente Ismael Sabino da Luz.

Ainda em Alvorada foi definido um nome para representar o Seet naquele hospital. Será a técnica em Enfermagem Graça de Maria Mota Souza.“Ela foi indicada pelos colegas, o que demonstra respeito. Será o nosso braço direito em Alvorada”, contou o presidente. (Com informações do Seet)