Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Uma equipe do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário está no Tocantins para regularizar parte das atividades do Programa Nacional do Crédito Fundiário, suspensos por pendências nos contratos feitos até 2010. Na tarde desta terça-feira, dia 12, a comissão participou de uma reunião do Cedrus – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, que aconteceu a partir das 14h, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Palmas. Cerca de40 pessoas estiveram presentes no encontro, que foi aberto pelo secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua.

Na ocasião, Padua pediu mais presença dos integrantes do Conselho nas reuniões e falou sobre a importância do Cedrus para o desenvolvimento da agricultura familiar e reforma agrária no Estado. “Nós queremos ver todos os integrantes do Cedrus participando ativamente e ajudando a desenvolver o Tocantins”, explicou o secretário.

O diretor Nacional do Crédito Fundiário, Dino Castilho, também participou do encontro e falou sobre das perspectivas e desafios do Crédito Fundiário e deu boas novas para os agricultores familiares do Tocantins. “Vamos propor muito em breve ao Ministério uma reformulação do Programa para os estados da região Norte, melhorando o financiamento que deve ter as taxas reduzidas. Se aceito, vai ficar muito bom e os produtores rurais terão que apresentar resultados”, garantiu o diretor Nacional, acrescentando que o Tocantins está de parabéns por possuir um Conselho tão representativo, fundamental para o desenvolvimento do setor.

No Tocantins, estão suspensastemporariamente as contratações do SAT – Subprojeto de Aquisição de Terra, do SIB - Subprojeto de Investimento Básico e do SIC – Subprojeto de Investimento Comunitário do Crédito Fundiário.Dino também lembrou que os agricultores tocantinenses estão com quase 50% de inadimplência no Programa Nacional de Crédito Fundiário e que todas as entidades precisam se unir para reverter esse cenário. “Não podemos aceitar um programa com esse índice”, afirmou.

Cedrus

A reunião também marcou a retomada da participação de instituições ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, como Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins e Fetraf -Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. O superintendente da Faet, Pablo Tatim, que faz parte do Conselho novamente, colocou a instituição à disposição de todas as entidades com o intuito de fortalecer o setor rural do Estado. “Entendemos a importância do Cedrus para organizar ainda mais a cadeia produtiva”, disse.

Programa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o PNCF - Programa Nacional de Crédito Fundiário que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo. Saiba mais sobre o programa:creditofundiario@mda.gov.br. (Com informações da Seagro)