Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em entrevista ao Conexão Tocantins durante a sessão extraordinária da manhã desta quinta-feira, 14, na Assembleia Legislativa, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, Cleiton Pinheiro, informou que pretende discutir junto aos deputados e a outros presidentes sindicais, a criação do Fundo Financeiro do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) do Estado.

De acordo com Pinheiro, o projeto de lei encaminhado pelo governador, não deixa claro como será a gestão deste fundo que parte da divisão do Fundo Previdenciário, já existente no instituto. “Esta linha de gestão do Fundo Financeiro ainda está muito confusa. Queremos saber como será administrado, o que isso poderá trazer de prejuízo ou benefício”, disse.

Cleiton declarou que nenhum estudo ainda foi feito para traçar o panorama claro de aplicação deste Fundo Financeiro. “Nós ainda não temos nenhum estudo técnico com relação a criação de um novo Fundo”, salientou.

O presidente ainda frisou que os sindicatos pretendem sanar dúvidas com relação ao déficit previdenciário do Tocantins que, segundo ele, está em R$ 5,1 bilhões. “Com relação a este déficit queremos saber como o governo pretende sanar”, completou.

O presidente do Igeprev, Gustavo Furtado Silbernagel está, neste momento, a caminho da Casa de Leis para se reunir com os deputados e os sindicatos e ouvir as demandas. Após a reunião, segundo Cleiton Pinheiro, a meta é, caso necessário, apresentar propostas para a criação do Fundo Financeiro do instituto.

Atualmente o projeto de Lei que cria o Fundo Financeiro está na mão do relator, deputado José Bonifácio (PR), que já frisou que pretende conversar com o instituto e com os sindicatos antes de finalizar seu parecer.