Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de discutir a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o CediI/TO – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – realiza uma audiência pública, nesta sexta-feira, 15, a partir das 8h, no auditório da Assembleia Legislativa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

Durante a sessão solene haverá distribuição de materiais informativos, palestras, apresentações culturais, aferição de pressão arterial e ginástica laboral. São esperados para o evento representantes de entidades governamentais e não-governamentais, profissionais que atuam na rede de atenção ao idoso e comunidade em geral.

São parceiros nesta ação a Sejudh, através da Diretoria de Proteção ao Idoso; a Defensoria Pública; o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas- Semus; o Sesc; o Sesi; a Infraero; a Polícia Militar; a Seduc; a Setas; a Assembleia Legislativa; o Samu; a Celtins; a Saneatins; o Banco do Brasil; o Armazém Paraíba, a Escola de Tempo Integral Padre Josimo e a Guarda Metropolitana de Palmas.

O Cedi/TO

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa é um conselho de direito, vinculado à Sejudh - Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Sua principal missão é garantir que os direitos das pessoas idosas sejam cumpridos e respeitados, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº10. 741/03). Sua finalidade é articular, mobilizar, estimular, apoiar e deliberar sobre questões relativas à Política Estadual do Idoso em todas as suas instâncias e em consonância com a Política Nacional do Idoso.

Entre suas atribuições incluem-se ainda a organização de campanhas de conscientização e programas educativos com vistas à valorização dos idosos, a mobilização das comunidades interessadas na problemática dos idosos e o incentivo ao desenvolvimento de projetos que incrementem a participação dos idosos nos diversos setores da atividade social. (Ascom SSP)