Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com o objetivo de conhecer as práticas de saúde e transporte público que deram certo em Curitiba, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) visitou a capital paranaense na última semana. Luana foi recebida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que mostrou à deputada os programas de sucesso na área.

“Viemos conhecer de perto porque Curitiba é exemplo para o restante do país em programas de saúde, transporte público e mobilidade. Acreditamos que essas ações possam ser implantadas em Palmas”, disse a pré-candidata à Prefeitura da Capital.

A médica Lourdes Parisson, que atende no projeto Mãe Curitibana, a assessora da Superintendência, Inês Kultchek Marty e a enfermeira da Atenção Básica em Saúde, Maria Terumi Kami, mostraram para Luana Ribeiro as ações e os resultados obtidos na Saúde.

Mãe Curitibana

A menina dos olhos da Secretaria é o Programa Mãe Curitibana, destaque no Brasil.Criado em março de 1999, o programa tem 13 anos e é referência não só em Curitiba, mas em várias regiões do país.

O Mãe Curitibana está entre os vencedores da etapa latinoamericana do concurso internacional de boas práticas para maternidade segura – o prêmio é promovido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde). De todas as gestantes acompanhadas, 84% começam a fazer o pré-natal antes do quarto mês de gravidez. A média de consultas durante todo o acompanhamento é de 7,93. O Ministério da Saúde considera satisfatória a garantia de oferta de seis consultas durante toda a gestação.

Em decorrência desse acompanhamento, Curitiba também reduziu a transmissão vertical do HIV para 1,14% e a mortalidade infantil para 8,72 por mil nascidos vivos (dado preliminar). Em 1999, ano da implantação do Mãe Curitibana, a taxa era de 16,6 por mil. A gravidez na adolescência caiu de 19,3% para 14,2%.Desde a criação do Mãe Curitibana, 210 mil mulheres e seus bebês foram acompanhados pelo programa.

Dengue zero e Hospital do Idoso

Além disso, a cidade não tem focos de dengue, segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira). “Sabemos que precisamos nos manter vigilantes, por causa das cidades vizinhas”, explica Inês Marty.

O Hospital do Idoso Zilda Arns, inaugurado recentemente, também é uma ação que chamou a atenção da deputada Luana Ribeiro. “Sou uma defensora da melhor idade e acredito que práticas assim aumentam a qualidade de vida dos idosos”, disse.

Especializado em geriatria, gerontologia e clínica médica, o Hospital do Idoso é uma das referências nacionais na política de atenção ao idoso, segundo o Ministério da Saúde.

Serão 50 mil atendimentos e 10 mil internamentos por ano, além de oferecer atendimento domiciliar, exames especializados e cursos de capacitação em geriatria.

BRT

Luana também conheceu o BRT (Bus Rapid Transit) cuja ação pioneira foi em Curitiba.O BRT , ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus integrado à uma rede de corredores e linhas, com estações fechadas niveladas ao piso do ônibus para reduzir os tempos de embarque e desembarque de passageiros. (Com informações da Assessoria)