Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atuação do senador João Ribeiro (PR) no Congresso Nacional foi elogiada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante inauguração da travessia urbana de Colinas do Tocantins, nesta sexta-feira, 22. O governador Siqueira Campos (PSDB) não participou da inauguração.

“O senador teve atuação notável nas travessias urbanas do Estado. O conheço há muitos anos e sei que ele faz um trabalho que vai além de destinar recursos. Ele acompanha, ajuda a projetar e cobra junto ao Ministério dos Transportes para que as coisas aconteçam”, afirmou Passos. O ministro disse ainda que quer voltar ao Tocantins para entregar as outras obras previstas no cronograma do Ministério.

No Estado, estão previstas 27 travessias urbanas como a que foi entregue em Colinas. Entre elas: Nova Rosalândia, Fátima, Figueirópolis, Gurupi e Guaraí – cuja entrega deve acontecer até agosto. Todas elas têm emendas do senador João Ribeiro.

Atuação em Brasília

“Não quero ser o padrinho de tudo que vem do governo federal, mas temos dado nossa contribuição com alegria. Nossa luta é intensa no Congresso para que consigamos trazer os recursos que o Estado precisa”, destacou Ribeiro.

João Ribeiro falou da satisfação em entregar a obra. “A cidade está com a autoestima elevada. Além de embelezar a entrada de Colinas, a travessia trará mais segurança no trânsito, evitando acidentes”, frisou. Os recursos da travessia (R$ 39 milhões) foram alocados graças ao trabalho do senador.

O vice-governador João Oliveira também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo senador João Ribeiro, em Brasília. Segundo ele, a obra trará mais investimentos para o município de Colinas. “O Tocantins está de braços abertos para receber a presidente Dilma a os ministros, queremos mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Cidade em festa

A inauguração dos cinco quilômetros da travessia urbana de Colinas movimentou a cidade. De acordo com o prefeito José Santana (PT), a obra valoriza o município. “Essa é uma importante obra para o Norte, para a BR 153 e especialmente para Colinas”, disse o prefeito complementando: “Parabéns ao presidente Lula e à presidenta Dilma que atenderam ao pedido do senador João Ribeiro e nos trouxeram esta obra”, finalizou. Na ocasião, Santana entregou ao ministro o pedido de iluminação da travessia. O senador João Ribeiro se prontificou a buscar recursos para garantir o atendimento pleito.

Outra obra importante, resultado do empenho do senador, é a creche localizada no bairro Santo Antônio.

Com recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que foram destinados através do trabalho de João Ribeiro, a unidade atenderá 240 crianças. Colinas também foi contemplada com outra creche, cujo projeto já está inserido no PAC 2.

Homenagem

O senador João Ribeiro prestou homenagem aoSenhorBarros (Antonio de Souza Barros), pioneiro em Colinas do Tocantins, que morreu atropelado em 2009 com 81 anos, a poucos metro de onde hoje está sendo inaugurada uma passarela para pedestres. De acordo com Ribeiro, um projeto será encaminhado para que a obra leve o nome do homenageado. Dona Carmina Pereira Barros, 78 anos, viúva do senhor Barros, recebeu a notícia com emoção.

Ponte de Xambioá

Durante discurso, o ministro anunciou para daqui a 60 dias a construção da Ponte em Xambioá, obra aguardada pela população. “O DNIT já encaminhou o projeto e até agosto esperamos dar início às obras”.

Além disso, o ministro também falou da Ferrovia Norte Sul, que corta o Estado, e das obras de duplicação da BR 153, e da BR 242. “São todas obras previstas nas ações do Ministério”. Segundo ele, as inaugurações são possíveis graças a atuação de políticos como o senador João Ribeiro e, principalmente, da sensibilidade da presidenta Dilma. “Essas obras falam diretamente do interesse da população”.