Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De volta a Brasília, onde nesta última segunda-feira, 2, participou de reunião deliberativa no Plenário do Senado, o senador João Ribeiro (PR) obteve do ministro da Educação a confirmação de que 100 municípios do Tocantins receberão mais de 150 ônibus escolares, além de mobiliário e aparelhos para as escolas municipais do Estado. Além de mesas e carteiras, entre os aparelhos eletrônicos estão projetores (datashow) de conteúdo e aulas criadas por computador. Para os ônibus escolares foram autorizados 41 R$ milhões, que já estão empenhados pelo Ministério da Educação.

Segundo João Ribeiro, os empenhos já autorizados para o Tocantins foram assinados semana passada no Palácio do Planalto quando o ministro Aloizio Mercadante anunciou a ampliação dos programas Caminho da Escola, Educação no Campo (Pronacampo) e Viver sem Limite. O Tocantins estava entre eles, mas faltava a formalização do nome de todos os municípios beneficiados.

João Ribeiro ouviu do ministro a explicação de que agora, cabe aos prefeitos “confirmar o interesse em receber o apoio federal, diretamente no site do Ministério da Educação”. O assessor Bill Barros, do gabinete do senador João Ribeiro, explica que quanto antes o prefeito registrar seu interesse em participar do programa do Ministério através do site http://simec.mec.gov.br no modulo PAR, “mais rápido serão depositados os recursos”.

Municípios beneficiados

Aliança do Tocantins, Almas, Ananás, Angico, Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Aurora do Tocantins, Axixá, Babaçulândia, Bandeirantes, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Buriti, Cariri, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Chapada da Natividade, Colméia, Combinado, Conceição do Tocantins, Couto de Magalhães, Darcinópolis, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Esperantina, Fátima, Figueirópolis, Filadélfia, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Jaú, Juarina, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lavandeira, Luzinópolis, Mateiros, Maurilândia, Miracema, Monte do Carmo, Monte Santo, Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Palmeirante, Palmeirópolis, Paraíso, Paraná, Pau d'Arco, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Pindorama do Tocantins, Piraquê, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Presidente Kennedy, Riachinho, Rio dos Bois, Rio Sono, Sampaio, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa, Santa Tereza, Santa Terezinha, São Bento do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Salvador, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Sítio Novo, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama e Wanderlândia.

Creches em construção

Reconhecido no Ministério da Educação como um dos parlamentares mais atuantes em defesa de programas de apoio a educação básica e elementar do Tocantins, João Ribeiro terá novo encontro com o ministro Aloizio Mercadante na próxima quarta-feira (04). Além de tratar de projetos do Tocantins em andamento no Ministério, no encontro com o seu ex-colega de Senado, o João Ribeiro pretende convidar novamente o ministro da Educação para participar da inauguração de uma das novas creches que serão entregues nos próximos meses. O senador João Ribeiro espera que até o final do ano sejam inauguradas mais de 50 creches – do total de cerca de 140 que estão sendo construídas no Estado, graças ao trabalho do senador tocantinense junto ao Ministério da Educação.(Assessoria de Imprensa)