Funcionários da APAE de Miranorte reclamaram ao Conexão Tocantins, através do endereço eletrônico do site, de atraso no repasse de pagamentos por parte da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com os funcionários, o pagamento não é feito há dois meses, gerando insatisfação entre eles e pedido de demissão.
Conforme explicado no e-mail do site, a verba já foi liberada pelo governo do Estado, restando apenas a Prefeitura de Miranorte o envio de alguns documentos pendentes para que o dinheiro seja liberado e o pagamento feito. Segundo informado, a equipe de saúde da APAE na cidade conta com seis funcionários entre fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta,neuroterapeuta, psicólogo e assistente social.
A situação chegou ao ponto de um dos profissionais pedir demissão pela falta de expectativa do pagamento pelo segundo mês consecutivo. Conforme explicado ao Conexão Tocantins, um grupo de funcionários do setor já teria procurado a Secretaria Estadual da Saúde que lhes informou sobre a falta da documentação pelo Estado. A Sesau informou aos funcionários que o a verba já havia sido liberada e que a Secretaria de Saúde do município deveria, com urgência, enviar a documentação pendente.
Em contato com a Secretaria de Saúde de Miranorte, a funcionária do setor financeiro, Eliete Cardoso confirmou a falta das certidões para que a verba fosse liberada. A servidora da prefeitura informou, ainda, que a documentação já foi enviada para a Sesau pela internet, restando, agora, um prazo para que o dinheiro seja transferido para a conta da Prefeitura para ser repassado aos funcionários.
Na ocasião, Eliete informou que a própria Secretaria de Saúde do município tem pendências do Fundo Municipal da Saúde. Sobre a data precisa, no entanto, a funcionária informou que ainda não existe um prazo específico e que iria, ainda hoje, confirmar com a Sesau.