Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), começa nesta sexta-feira, 6, com mais de 300 atrações de literatura, arte e cultura, destinado ao público de todas as idades. O evento serárealizado na Praça dos Girassóis, em Palmas. A abertura será às 18 horas, com apresentações das quadrilhas juninas Raízes do Meu Tocantins, Junina Flor do Monte do Carmo e TormentoCaipira de Paraíso. Às 19 horas, começam as apresentações dos poetas populares, cordelistas e repentistas, na Estação Cordel. A primeira dupla a se apresentar é Geraldo Amâncio e Chico Sobrinho.

Geraldo Amâncio

Geraldo Amâncio é considerado o maior cantador-repentista da atualidade, um dos mais respeitados ícones da Cultura Popular Brasileira. Geraldo nasceu no sítio Malhada de Arreia, em Cedro, Ceará. Atualmente reside em Fortaleza, tem no seu currículo 40 anos de cantoria pelo Brasil afora, são 20 cordéis publicados, coordena o programa “A sanfona e a viola”, aos domingos, na TV Diário de Fortaleza. Geraldo Amâncio também integra a Academia Brasileira do Cordel e é membro da ‘Casa do Cantador’, em Fortaleza. Sobre o processo criativo, Geraldo Amâncio revela que a ‘alquimia’ de escrever acontece mais para ele quando está viajando, já o repente, este flui ao som da viola, que parece mágica para o poeta.

Chico Sobrinho

Chico Sobrinho nasceu em Cascavel, Ceará, aprendeu os segredos da produção do repente com dois irmãos que cantavam pela região. E como o tempo, Chico foi absorvendo o repente e passou a se dedicar exclusivamente da arte, os seus irmãos pararam e foram investir nocomércio. Chico Sobrinho esteve na Flit regional de Arraias, Dianópolis, Gurupi e Tocantinópolis, Araguaína e Araguatins. E para ele participar da Flit foi muito significativo pelo contato com um público que não está tão acostumado com a literatura de cordel, como acontece com os nordestinos. Chico Sobrinho participou de vários festivais como o Festival Internacional Patativa do Assaré, do Festival Norte e Nordeste, do desafio de cantadores do Nordeste, entre outros. São 25 anos de carreira e ele mantém um programa de rádio na cidade de Cascavel.

Moreira de Acopiara

O cordelista Moreira de Acopiara fará apresentação nesta sexta-feira, às 20 horas. Ele é da cidade de Acopiara, sertão central do Ceará. Entre os trabalhos na roça, encontrou tempo para ler bons atores como Castro Alves, Patativa do Assaré, Graciliano Ramos e com essa influência da literatura passou a escrever aos 13 anos. Moreira se encanta com os repentistas e cordelistas e passa a viver da arte popular. Publicou mais de uma centena de cordéis e de alguns livros entre eles, “O Sertão é meu lugar”. Gravou três CDs com poemas de sua autoria e em 2004, foi eleito para a Academia de Cordel.

Lulu Santos

Hoje o show de abertura é com Lulu Santos, a partir das 22 horas. Desde os ‘Tempos Modernos’, Lulu Santos move multidões de fãs em suas apresentações, e na Feira Literária Internacional do Tocantins certamente não será diferente. Entre os sucessos do artista estão: “De repente, Califórnia”, “Adivinha o quê”, “Como uma onda (Zen-surfismo)” e “Um certo alguém” renderam ao cantor mais de 150 mil cópias. Na década de 80 Lulu lançou um disco por ano, estabelecendo-se como um dos artistas mais populares do Brasil, mas sem jamais deixar de ter o respeito da crítica e da classe.

Fez várias parcerias com artistas consagrados no cenário musical, entre eles, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos de Afonso Teixeira e Wilson Batista. Com mais de 50 anos de carreira ele vem a Palmas com seu último trabalho “Lulu Acústico MTV II” que a 10 anos atrás vendeu 1 milhão de copias com “Lulu Acustico MTV I”. (Ascom Seduc)