Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Lima

O que mais chamou a atenção na Estação Cordel da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), foi o debate poético entre os repentistas Geraldo Amâncio e Chico Sobrinho, durante a primeira apresentação da Flit. Os dois mostraram que conhecem bem a arte do improviso, fizeram versos para o governado Siqueira Campos e para outras pessoas que estavam na plateia.

Na peleja poética Geraldo Amâncio conta que “quem canta com que não presta fica sem prestar também e para acabar o fuxico peço silêncio para o Chico e palmas para mim”. A servidora da UFT, Edileuza Viera dos Santos, uma paraibana que reside no Tocantins, ressaltou que achou maravilhosas as apresentações do cordel.“É a essência da cultura do Nordeste”. Ela contou que aprovou a Flit pela variedade de atividades para todos os públicos e principalmente, pelo acesso que a população está tendo às atividades literárias e culturais e afacilidade para se comprar livros.

Geraldo Amâncio ressaltou a importância da Flit para a disseminação da cultura autêntica brasileira. Também se apresentaram no Espaço Cordel, os repentistas Rosa Neto e Edimilson e o poeta popular Moreira de Acopiara, que recitou poesias de sua autoria e contou história de humor e causos que tratam dos valores morais e humanos.

Os poetas populares continuam suas apresentações neste sábado, a partir das 19 horas. A Flit é uma realização do Governo do Estado e está sendo realizada em Palmas, de 6 até 15 de julho, na Praça dos Girassóis. (Ascom Seduc)