Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A temporada de praias no Tocantins já começou. Neste período, o consumo de produtos de origem animal aumentam, por isso a atenção na aquisição desses produtos devem ser redobrados. A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins alerta os consumidores para observarem na embalagem do produto, o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), municipal (SIM) ou federal (SIF). Isto assegura que os produtos possuem procedência, qualidade e que foram fabricados atendendo as normas higiênico-sanitárias, e padrões estabelecidos em legislações.

A médica veterinária Joina Teles Carvalho, que responde interinamente pela Coordenadoria de Inspeção Animal, alerta que produtos não inspecionados, sem procedência, podem ser transmissores de doenças ao seres humanos, podendo causar danos irreversíveis à saúde e até levar à morte.

Desde o ano de 2011, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec, intensificou os trabalhos de fiscalização no combate à produção e comercialização de produtos clandestinos, com este intuito, foram realizadas ações conjuntas com o Ministério Público Estadual, Vigilância Estadual e Municipal de fiscalização nos açougues, laticínios e entrepostos em diversos municípios.

Graças a este trabalho, já é possível visualizar resultados significativos como, por exemplo, o resfriamento de carne em todos os seis frigoríficos com registro no SIE, além da melhoria na estrutura física e de pessoal.

Entre as principais ações desenvolvidas pelo serviço de inspeção estão: aumento no número de médicos veterinários e técnicos de inspeção; criação de setores de inspeção em Araguaina, Palmas, Gurupi e Colinas para fiscalizações periódicas nos laticínios e entrepostos destas regiões; capacitação para os servidores do SIE; adequações dos matadouros; orientações a prefeituras e produtores.

A Adapec, conta com 30 barreiras fixas em todas as divisas do estado, 18 barreiras volantes e 10 fluviais que fazem a fiscalização de entradas e saídas de produtos no Estado. “O nosso trabalho é fundamental no combate a clandestinidade, mas a conscientização e o envolvimento do consumidor na fiscalização são primordiais, pois, ele no dia-a-dia tem um contato direto com os produtos, e alertamos o consumidor que caso, descubra algum estabelecimento clandestino de abate ou industrialização de produtos, denuncie na Adapec pelo telefone 0800631122, e se for produtos em estabelecimentos comerciais procure imediatamente a Vigilância Sanitária”, afirma Joina Teles.

A Agência também orienta pequenos produtores e empresários sobre as normas para obtenção de registro no SIE, produção, montagem, manipulação, processamento e armazenamento destes produtos.

Dados

Desde 2011, um projeto de entreposto de pescado foi aprovado e mais 03 estão em análise para implantação, 03 laticínios obtiveram registros, 03 projetos em análise para implantação de frigorífico e um para entreposto de carnes e derivados, além de fiscalizações em cerca 300 estabelecimentos.

Em 2012 os seis frigoríficos com registro no SIE abateram até o mês de maio 53.063 bovinos e 2.688 suínos. Os entrepostos com SIE somam quatro estabelecimentos e uma produção de linguiça em 2012 até maio, de 59.475 quilos, e os produtos fracionados como apresuntado, bacon, presunto, mussarela, salsicha e kit feijoada somam 102.351 quilos.

Existem 20 laticínios que fazem recepção de leite in natura que possuem registros no SIE e este ano até o mês de maio receberam 5.079.686 litros de leite. Já os dados dos produtos lácteos fabricados nestes laticínios no mesmo período chegaram a 1.765.366 quilos.

Selo

O SIF- Serviço de Inspeção Federal é realizado pelo Mapa- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e possibilita a comercialização do produto em todo o território nacional e exportação. O SIE- Serviço de Inspeção Estadual é feito pela Adapec e o produto pode ser comercializado em todo o estado do Tocantins. O SIM- Serviço de Inspeção Municipal é feito pela Secretaria da Agricultura de cada cidade e o produto só pode ser comercializado dentro do município. (Ascom Adapec)