Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR), e a primeira-dama Nara Cristina, foram coroados no último sábado, 16, rei e rainha dos Festejos do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, promovido pela Paróquia São Sebastião, de Tocantínia. Em procissão pelas ruas da cidade, ambos foram acompanhados pelos foliões e por dezenas de fieis que se dirigiram rumo à igreja de São Sebastião para o coroamento oficial, programado para ocorrer durante missa solene.

Inicialmente, o prefeito Silvino fez questão de receber os convidados e fieis em sua casa, onde serviu um café da manhã. Logo em seguida, todos se reuniram na porta da residência do prefeito para dar início à procissão do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, iniciada às 8h. Ao som da Fanfarra Major Oscar Lino, da Guarda Metropolitana de Palmas, os representantes reais da festa, foliões e dezenas de fieis seguiram a bandeira do Divino em procissão rumo à igreja de São Sebastião.

Durante a caminha pelas ruas das cidades, os moradores de Tocantínia saiam de dentro de suas casas para assistirem a procissão, que despertou a atenção da população devido às queimas de fogos de artifício. “Todo ano eu acompanho a procissão. É uma tradição muito bonita da comunidade de Tocantínia. Sempre aproveito a oportunidade para fazer uma oração e agradecer a Deus”, disse o estudante, Wilson Barbosa Alves.

O destino final da procissão era a Praça Frei Antônio de Ganges, que se encontrava decorada com bandeirolas e barracas de palha, característico dos festejos religiosos. No centro da praça, a igreja de São Sebastião já se encontrava decorada e com grande número de fieis que aguardavam a chegada do rei e rainha para que assim, pudessem dar início a Missa Solene em honra de Nossa Senhora do Rosário.

“O rei e a rainha são os guardiões da festa, sendo figuras representativas para os festejos de nossa paróquia”, explicou Oniel Ramiro, padre e pároco da igreja de São Sebastião. Iniciado no dia 04 de julho, os festejos do Divino e de Nossa Senhora do Rosário têm como tema “Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundancia”, sendo finalizado neste domingo (15/07).

Mais do que proporcionar a representação da festa religiosa, o coroamento de rei possibilitou também a reconciliação do prefeito Silvino com a Igreja. “Eu havia me afastado da igreja devido a desentendimentos em um casamento comunitário ocorrido anteriormente. Minha família não entendia minha decisão. Mas, depois conversei com o padre Oniel e Deus tocou no meu coração e, hoje, estou aqui de volta a igreja”, desabou o prefeito Silvino, ao pedir desculpas a toda comunidade católica ali presente, sendo bastante aplaudido durante a cerimônia.

Essa é a primeira vez que o prefeito Silvino e a primeira dama Nara participam como representantes reais na festa da paróquia de São Sebastião. Além deles, os organizadores da festa escolhem o imperador e a imperatriz do festejo, neste ano representando pelo casal Célio e Nete. Após a missa, o prefeito Silvino reuniu a comunidade e amigos para um almoço em sua residência.