Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de definir estratégias e traçar metas para a continuidade da Operação Jaguará III na cidade de Gurupi e demais municípios circunvizinhos da região Sul do Tocantins, foi realizada nesta última terça feira, 17, a reunião estratégica entre militares do 22º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, delegado regional da Polícia Civil de Gurupi, Comandante do Batalhão da Polícia Militar - Gurupi, Poder Executivo e Legislativo municipal e representantes do Ministério Público Estadual.

A Jaguará III está dividida em quatro partes e conta com um efetivo total de 200 militares, que nessa fase da missão percorrerão 31 municípios, tendo por meta combater crimes ambientais, recolher o armamento que já foi apreendido nas comarcas de Gurupi e demais municípios, praticar treinamento de tiro com as forças de segurança, levar a presença do exército aos municípios da região Sul do Estado, em especial os menores. Durante as ações, Policiais Civis estão empenhados para o fortalecimento da operação.

Para o delegado regional da Polícia Civil de Gurupi, Fábio Simon a participação do Exército, por meio da Operação Jaguará III, atuando de forma conjunta com a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é de fundamental importância para transmitir a ideia de civismo e mostrar a toda a população do Sul do Estado que as Forças de Segurança estão unidas e trabalhando em conjunto num esforço para que toda a sociedade possa se sentir mais segura, “sabendo que todos os atos ilícitos estão sendo combatidos com estratégia, harmonia e inteligência. A Polícia Civil tocantinense apoia a operação de forma incondicional e está pronta para contribuir com o que for necessário para o êxito da missão”, informa o delegado.

O comandante do 22º Bi cel Martin, agradeceu de forma especial à presença das autoridades reunidas para tratar da segurança pública no Tocantins e enfatizou que o Exército Brasileiro não tem a pretensão de substituir as Polícias Civil e Militar, mas sim vem para somar forças com o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação delas. “Estamos aqui com o objetivo de apoiar as ações das forças de segurança para que a paz e a tranqüilidade continuem imperando no Tocantins. A sociedade do Estado confia e tem dado o respaldo necessário para que operações como essa logrem êxito e tragam mais segurança para todos os tocantinenses”, finalizou o comandante.

O cel Edvan de Jesus, Comandante do 4º BPM de Gurupi, ressaltou que a união de forças para promover o bem comum, que é a segurança pública, é muito importante para o sucesso da Operação, já que segundo ele o crime tem que ser constantemente combatido e a lei e a ordem devem ser preservadas e, com o apoio do Exército essa missão ficará mais completa.

Participaram da reunião, além do Comandante do 22º Bi Cel Martin, o Comandante do 4º BPM Tenente Coronel Edvan, o Promotor público Dr Konrad César, o Delegado Regional Dr. Fábio Simon, o Comandante do Bombeiro Capitão Nilton, o vice prefeito e vereadores.

Ação conjunta

Foi realizada na tarde da terça-feira, uma Blitz, na divisa dos estados do Tocantins com Goiás, a aproximadamente 13 quilômetros do município tocantinense de Araguaçu.

A operação teve por objetivo identificar ilícitos na região de fronteira. Foram abordados inúmeros veículos que eram submetidos a uma rigorosa busca na tentativa de localizar armas, drogas ou qualquer outro indício criminoso.

De acordo com o Comandante do 22º BI, cel Martin, a realização da blitz em conjunto com as polícias foi muito importante para estreitar ainda mais os laços de cooperação e mostrar que se o Estado precisar, o Exército estará sempre pronto a colaborar com as ações de repressão à criminalidade que forem realizadas pelas Forças de Segurança tocantinense.

De acordo com o vendedor Ítalo Silva, que foi um dos motoristas abordados na blitz conjunta, a iniciativa de montar a Operação naquele local é de grande valia e mostra que as autoridades civis e militares estão vigilantes no intuito de coibir as práticas criminosas de qualquer natureza, em todo o Estado.

Ítalo também avaliou de forma muito positiva a presença do Exército em apoio às Polícias Civil e Militar do Tocantins. “Mesmo que não se apreenda uma única arma ou droga aqui hoje, a simples presença das Polícias e do Exército é muito importante para mostrar que os cidadãos de bem estão protegidos e podem contar com o empenho e dedicação das Forças de Segurança, que tem trabalhado incansavelmente para garantir a paz e a segurança da população”, finalizou Ítalo. (Ascom SSP)