Com uma área de 209 mil hectares, destes, 78 mil em pastagens e um rebanho de 110 mil cabeças de gado, a pecuária de cria é predominante no município de Marianópolis, a 177 km de Palmas, região Centro-Oeste do Estado. Com o objetivo de levar conhecimento, principalmente sobre agropecuária sustentável aos produtores, a Prefeitura Municipal realizará o I Seminário de Manejo e Uso Sustentável do solo, nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 7h30, no Centro Comunitário Municipal da cidade. O secretário executivo da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Ruiter Pádua, apresentará às 9h15, o Programa Estadual de Fomento ao Plantio de Seringueira. A expectativa é que participem mais de 200 produtores da região.
O seminário integra as ações do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono, do Governo Federal, coordenado pela Seagro. Dentro da programação serão ministradas palestras sobre correção e adubação do solo, recuperação de pastagens degradadas, conservação manejo e uso do solo, integração lavoura-pecuária-floresta e crédito rural para produtores. A Seagro é parceira no evento e irá apresentar aos participantes o Programa de fomento ao plantio de seringueira no Tocantins.
De acordo com o secretário de Agricultura do município, Sales Lopes do Couto, o seminário será realizado para atender a demanda crescente dos produtores nas tecnologias para correção de solo e adubação. “O desejo de todo produtor é dobrar a produção na mesma área, sem ampliar ou desmatar novas áreas. A sustentabilidade da produção agrícola é a palavra de ordem, tanto para Governo Federal e Estadual, quanto para a sociedade, mas também é meta para quem trabalha o campo”, frisa.
Organização
O seminário é uma realização da Prefeitura de Marianópolis, por meio da secretaria de Agricultura, em parceria com a SFA - Superintendência Federal da Agricultura do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Pesca e Aquicultura e Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.
Programa ABC
Criado para difundir uma nova agricultura sustentável, que reduza o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera, o Programa ABC incentiva seis iniciativas: Plantio direto, recuperação de áreas degradas, Integração lavoura-pecuária-floresta, Plantio de florestas comerciais, Fixação biológica de nitrogênio e Tratamento de resíduos animais. Essas ações têm metas e resultados até 2020.
Programação:
7h30 – Recepção e inscrições
8h30 – Abertura Oficial
9h15 – Programa de fomento ao plantio de seringueira no Tocantins – Secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua
10h15 – Discussão / Debate
10h30 – Conservação, manejo e uso do solo – Deivison Santos, pesquisador da Embrapa
11h30 – Discussão / Debate
13h30 – Recuperação de pastagens degradadas – Marcelo Cunha, pesquisador da Embrapa
14h10 – Discussão / Debate
14h20 – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Emerson Borghi, pesquisador Embrapa
15h – Discussão / Debate
15h30 – Correção e adubação do solo – Leandro Bortolon, pesquisador da Embrapa
16h10 – Discussão / Debate
16h20 – Crédito Rural para pequenos, médios e grandes produtores -Programa ABC e outros – Banco do Brasil e Banco da Amazônia
16h50 – Discussão / Debate
17h – Encerramento (Ascom/Seagro)