Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A beleza das peças produzidas a partir do artesanato em capim dourado pelos artesãos do Projeto Jalapa representa a diversidade e o requinte dos produtos tocantinenses em uma exposição inaugurada nesta quarta-feira, 25 de julho, na Galeria MIA, do Aeroporto Internacional da cidade de Miami nos Estados Unidos.

A mostra apresenta o trabalho de 24 artistas, designers e artesãos com diversos trabalhos em cerâmica, cestaria, têxtil, joalheria, mobiliário e moda, além de trabalhos de fotografia, gravura e escultura.

Segundo Zoë Melo, co-curadora da exposição, “o Brasil tem se posicionado como uma potência econômica, e a arte e o design do país têm ganhado visibilidade a nível mundial. Apresentar uma exposição no Aeroporto Internacional de Miami faz todo o sentido, por atingir um público mais diverso, além das galerias e feiras de design” explica Melo.

A produção das peças que representarão o Tocantins, se deu durante uma vivência na cidade de Ponte Alta Tocantins, 170 quilômetros da capital, na primeira quinzena de julho do ano de 2009, com a participação de uma equipe de profissionais (artistas plásticos, decoradores, designers e analistas do Sebrae) e cerca de 50 artesãos.

Contratados pelo Sebrae no Tocantins, estes profissionais realizaram uma consultoria tecnológica em design, com o objetivo de criar a coleção de produtos artesanais em capim dourado. Os consultores orientaram os artesãos desde a confecção de novos produtos até o levantamento de custos para estabelecimento de preços de mercado.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber, as peças traduzem em sua essência a inovação, unindo o capim dourado com materiais ambientalmente sustentáveis. “A valorização de nosso artesanato a nível internacional mostra o potencial das produções artísticas e dos produtos do Tocantins. E o compromisso do Sebrae é dar visibilidade para essas belas iniciativas”, finalizou a diretora.

Coleção Jalapa

Para a realização da vivência que trabalhou na criação da Coleção Jalapa, o Sebrae no Tocantins contratou, no ano de 2009, o Laboratório Piracema de Design, coordenado pela renomada artista plástica e designer Heloísa Crocco e sua equipe formada pelo arquiteto Fernando Maculan (desenvolve trabalhos para a TOK & STOK), designer Marcelo Drummond; arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum (responsável pelo quadro Lar Doce Lar, no programa Caldeirão do Huck, TV Globo); designer multimídia Thomaz Sellins (com trabalhos desenvolvidos no Brasil, na França e na Colômbia) e o fotógrafo Fábio Del Re (trabalha com a memória das atividades de sobrevivência de diferentes comunidades). Do Tocantins participaram a arquiteta Juliane Scolari Gosch, a designer Hemly Barsch, a designer Ada Gabriela Costa Santos e a analista Celina Soares e da coordenadora de artesanato do Sebrae/TO, Magvan Botelho. (Ascom Sebrae)