Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (Sejudh) está repassando sementes de hortaliças a quatro unidades prisionais do Estado, a fim de serem utilizadas em projetos de horta.

Os projetos visam o plantio de verduras e legumes nas unidades prisionais proporcionando aos recuperandos a possibilidade de reintegração social através do trabalho. A produção será revertida para a alimentação dos próprios reeducandos.

As sementes foram doadas pela Ruraltins para a Dape - Diretoria de Assistência ao Preso e ao Egresso, ligada à Superintendência do Sistema Penitenciário e Prisional. Durante aproximadamente seis meses, essa primeira remessa irá beneficiar cerca de 1.035 reeducandos direta ou indiretamente.

Para a diretora da Dape, Gabriella Silva Miguel, o trabalho de ressocialização nas unidades prisionais é extremamente importante. “Com o trabalho nas hortas, os reeducandos poderão diminuir a pena e contribuir com uma alimentação mais saudável à população carcerária. O excedente da produção, futuramente, será doado para organizações filantrópicas”, destaca Gabriella.

Remição de pena

De acordo com a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, o reeducando tem direito a menos um dia em sua pena.

Unidades atendidas com a doação de sementes
Casa de Prisão Provisória de Palmas
Unidade de Regime Semiaberto de Palmas
Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota em Araguaina
Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã em Cariri (Ascom Sejudh)