Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Fernando Freesz, apresentou na tarde desta quarta-feira, 1º de agosto, o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde aos representantes dos sindicatos da área da saúde. Participaram os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde (Sintras), Sindicatos dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (Seet), Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Regional de Medicina (CRM).

De acordo com o secretário, o consórcio fará a atenção de saúde nas microrregiões do Estado, amparado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “O consórcio é de gestão pública e terá a formação definitiva, onde os municípios terão vantagens, como a redução de gastos, a obtenção de mais recursos junto ao Ministério da Saúde, a realização de procedimentos, tais como atendimentos ambulatoriais, tomografias, exames de raio-x, laboratoriais e outros, os quais serão realizados na própria região sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros”, disse o secretário.

Consórcio

O primeiro Consórcio de Saúde está sendo implantado na cidade de Paraíso, com a participação dos municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Dois Irmãos, Oliveira de Fátima, Pugmil, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Divinópolis, Paraíso, Pium, Monte Santo e Nova Rosalândia. (Ascom Sesau)