Após cinco dias cumprindo agenda de campanha pelo Tocantins, a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) está em Brasília para participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento nesta terça, 21. A parlamentar irá representar os membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Na oportunidade, a deputada tecerá um breve relato sobre a sua experiência pessoal nesse processo de aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a sua opinião sobre a Lei do Piso do Magistério.
O Missão Pedagógica no Parlamento é um programa criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2012 está indo para sua 2ª edição.
O programa busca a construção de uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.
Os professores participam de uma intensa semana de formação em Brasília, e também contam com módulos a distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados.
A cada edição, são selecionados 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil - dois de cada estado e do Distrito Federal. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados. (Com informações da Agência Câmara)