Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O candidato a prefeito de Palmas, Marcelo Lelis (PV), se comprometeu, oficialmente, com o Programa Cidades Sustentáveis, que tem a responsabilidade de aplicar as ações da administração integradas ao cuidado com o meio ambiente, em especial nos setores de desenvolvimento econômico. Nesta quinta-feira, 23, foi incluído, dentro das ações do programa, o documento Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros.

Nas 70 páginas do material, estão indicadores e metas de referência de 12 eixos relacionados ao desenvolvimento sustentável dos municípios. No eixo Bens Naturais e Comuns, por exemplo, tem o indicador Área Verde por Habitante. Segundo o documento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as cidades tenham, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante. Outra meta sugerida na publicação é zerar as mortes por homicídio de jovens de 15 a 29 anos, que está no eixo Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz.

“Nosso compromisso com Palmas considera fundamental a integração entre as ações de crescimento da economia com o meio ambiente e o cidadão. Essa é uma visão moderna, que muitos administradores defendem, mas poucos têm a determinação de colocar em prática”, disse Lelis.

Segundo o candidato, a questão ambiental faz parte das responsabilidades da sua gestão caso se eleja, deixando de ser tratada de forma superficial. “Faremos tudo para alcançar as metas e diretrizes do Programa Cidades Sustentáveis”, salientou.

O objetivo das organizações promotoras da iniciativa é que os candidatos a prefeito, a exemplo de Marcelo Lelis, que assinou a carta de compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, utilizem o material disponibilizado para fazer um diagnóstico de seus municípios e estabelecer um Plano de Metas da gestão, tendo como foco a sustentabilidade.