Fornecer orientações aos empresários tocantinenses quanto a busca e o oferecimento de bens e serviços no exterior é o objetivo principal da Consultoria Gratuita de Comércio Exterior, oferecida pela Secretaria Estadual da Indústria e Comércio (SIC) em parceria com o Banco do Brasil, Sebrae, Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) e IB Consulting, que será realizada na próxima quinta-feira, 30, das 8h30 às 12h30, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, em Palmas.
O evento promove consultorias gratuitas prestadas por Willian Alves Ferreira Senna, gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil; Alivinio Almeida, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Aplicada pela USP; Greyce Labre, Gerente do Centro Internacional de Negócios do Tocantins, e Hellen Onofre Flores, Assessor da Secretaria da Indústria e do Comércio do Estado.
“As micro empresas e empresas de pequeno porte correspondem a cerca de 94% do total de empreendimentos do Tocantins e merecem receber atenção especial já que tem números e potencial suficiente para atender a novas demandas, maiores e mais exigentes”, lembrou o secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia.
Plano Nacional da Cultura Exportadora
A rodada é a terceira atividade do PNCE – Plano Nacional da Cultura Exportadora, realizada no Tocantins, cujo lançamento nacional foi realizado na última quarta-feira, 22, em Brasília-DF, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -MDIC, Fernando Pimentel, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico - Consedic. O plano visa promover atividades de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora em todos os Estados da Federação.
De acordo com a especialista em Comércio Exterior e técnica da Sic, Milena Fernandes, “além de estimular a inserção de micro e pequenas empresas do Tocantins no mercado externo, o encontro objetiva ajudar os interessados a entender como os órgãos envolvidos podem ajudá-los nos processos de mercado internacional”. Milena ressalta ainda, que o modelo utilizado nesta edição é o mesmo das demais capitais beneficiadas pelo PNCE.
Os empresários interessados deverão enviar e-mail para o endereço milena@sic.to.gov.br, solicitando reserva de horário e indicando a instituição com a qual deseja ter a consultoria, até às 17h do dia 28 desse mês. As vagas são limitadas e sem custo algum para os participantes. (Ascom SIC)