Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Começou nesta última segunda feira 27, no Colégio Dr. José de Souza Porto em Pedro Afonso a 210 km de Palmas, os Cursos Técnicos em Logística e Açúcar e Álcool. Os dois novos cursos vão beneficiar 70 alunos sendo 35 em cada curso.

Esses cursos foram implantados pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia em parceria com a Empresa Bunge, que tem uma área de 36 mil hectares de cana de açúcar plantada e colhe 2 milhões de toneladas por ano. A usina produz 1.500 litros de etanol por dia e já exporta para os Estados Unidos. Toda essa estrutura será colocada à disposição para as aulas práticas.

De acordo com o gerente Agrícola da Bunge, Daniel Junior além de ter o contato com todo o maquinário utilizado na cultura da cana, os alunos vão ter acompanhamento de Engenheiros da Empresa passando na prática o que eles aprenderem na sala de aula. “O curso veio de encontro ao que a gente esperava, porque como a região é pioneira, a gente passa por muitas dificuldades com relação a contratação de pessoal e a ideia é desenvolver o profissional aqui dentro da região para a região”, finaliza.

Para os alunos Pedro Altemir e Ledequias de Souza fazer o curso é uma oportunidade única. “Pra mim é uma satisfação estar se renovando, galgar um novo patamar tentando melhorar dia após dia para chegar ao um ponto de equilíbrio em que se consiga viver melhor”. Conclui Pedro. “A gente sempre sonha em crescer e essa oportunidade que a Escola Agrícola e a Bunge estão dando é muito importante porque é o primeiro passo pra gente chegar ao um nível mais elevado que é o que desejamos”, diz Ledequias.

Para a coordenadora do curso de Açúcar e Álcool, Marilene Alves, essa qualificação profissional atende as necessidades do mercado regional e demais regiões do Estado. “Esse curso só veio somar com os cursos já existentes aqui no Colégio Agrícola, vem trazer qualificação para a região e com isso traz o desenvolvimento e melhoria de vida”.

A diretora do Colégio, Cleonice Barbaresco ressalta a grande expectativa de toda a comunidade. “São cursos novos, o novo desperta a curiosidade e pela a empolgação na aula inaugural nós nos sentimos preparados para esse novo desafio”, complementa.

Cerca de 200 alunos participaram da aula inaugural que foi ministrada pelo Superintendente de Programas e Parcerias da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Romão Miranda Vidal, que ressaltou a importância da cultura empreendedora da Bunge que buscou um longo trabalho de estudos e pesquisas para quebrar o paradigma de que no cerrado não seria possível cultivar a cana de açúcar. O Superintendente falou ainda sobre a longa caminhada que os alunos estão iniciando e fez questão de lembrar que o futuro deles, são eles mesmos que vão escrever, o Governo está dando apenas as ferramentas.

“O Tocantins está pensando no futuro neste momento, com dois cursos que vão abrir uma área de mercado muito grande. Vamos produzir uma das melhores mãos de obra de nível técnico profissionalizante do Brasil”, finaliza.

O curso de Açúcar e Álcool é oferecido na modalidade concomitante e subsequente, com duração de 3 semestres. Tem o objetivo de capacitar o profissional nas atividades de plantio, tratos culturais, produção de mudas e colheita da cana de açúcar, assim como supervisionar e disseminar a tecnologia no setor. Já o de Logística com a mesma modalidade e duração, visa executar e colaborar nas gestões dos processos de planejamentos e todas as ações para o bom andamento da empresa no âmbito da logística.

O Colégio Agrícola de Pedro Afonso que agora conta com 4 cursos técnicos, (Agropecuário, Zootecnia, Logística e Açúcar e Álcool) e atende a 270 alunos, é uma das Unidades de Ensino gerido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia.