Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação
  • Na pesquisa Ibope divulgada em junho Amastha aparecia com 1%

A segunda pesquisa Ibope deste mês de agosto, registrada sob o número 00083/2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontou o candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha 26% das intenções de voto, chegando ao segundo lugar. Marcelo Lelis (PV) caiu 11% em relação à última pesquisa, de 47% foi para 36%. Já Luana Ribeiro (PR) não teve alteração e se manteve com 16%. (Confira aqui a pesquisa Ibope mais recente)

Em junho deste ano, uma pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas) e divulgada pelo Conexão Tocantins indicou que o candidato Carlos Amastha tinha apenas 1% das intenções de votos da população. Já na pesquisa Ibope contratada pela Acipa e divulgada no dia 16 de agosto o pepista tinha 11%.

A pesquisa também apurou o índice dos mais rejeitados pelos eleitores palmenses se a eleição fosse hoje. Marcelo Lelis aparece como o mais rejeitado com 26%, seguido por Luana Ribeiro com 22% e Carlos Amastha com 18%. Se comparado às três pesquisas do Ibope divulgadas em Palmas, Carlos Amastha e seu vice, Sargento Aragão (PPS), são os únicos candidatos que crescem, saindo das últimas colocações e saltando para o segundo lugar.

Ao contrário de Amastha, o candidato Marcelo Lelis é o que mais caiu nas pesquisas do Ibope. Em dezembro o pevista registrou 52% das intenções de voto. No dia 16 de agosto de 2012 marcou 47% e agora aparece com 36%. Lelis teve um percentual de queda de 16 pontos. Luana Ribeiro apareceu na primeira pesquisa com 10% das intenções de votos e depois saltou para 16%, onde se manteve com o mesmo percentual, mas agora aparece na terceira colocação atrás de Lelis e Amastha.

O site G1 Notícias também divulgou a pesquisa, veja na integra: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2012/noticia/2012/08/ibope-divulga-primeiros-numeros-da-corrida-eleitoral-em-palmas.html

Veja abaixo a íntegra dos números do Ibope para a pesquisa estimulada:

Marcelo Lelis (PV) - 36% das intenções de voto

Carlos Amastha (PP) - 26%

Luana Ribeiro (PR) - 16%

Professor Adail (PSDC) - 1%

Dr. Luciano (PRP) - 1%

Fábio Ribeiro (PTdoB) - 1%

Abelardo (PSOL) - 0%

Branco/Nulo - 7%

Não sabe/Não respondeu - 13%