Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão (PT) se reuniu na manhã deste sábado, 01, no auditório do Partido dos Trabalhadores para discutir e ouvir os anseios dos pequenos agricultores que circundam a cidade de Porto

Participaram da reunião, o Diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET),  Antônio Batista de Sá,  o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins (MDA), Agostinho de Oliveira Chaves, o Superintendente do Incra  no Tocantins, Ruberval Gomes da Silva,  candidatos a vereadores, pequenos agricultores e líderes políticos de assentamentos.

Em seu discurso Agostinho ressaltou, “entre tantas centenas de candidatos a prefeito do nosso estado, acredito que muitos poucos abrem espaço para sociedade dialogar em torno daquilo que é necessário para cada setor. Eu gostaria de parabenizar aqui o prefeito  Paulo Mourão e a sua equipe por promover esse diálogo, que é um espaço tão importante, é um jeito petista de governar.” 

Paulo Mourão ressaltou que dará total apoio a agricultura familiar e apresentou algumas de suas propostas para o campo. “Nós vamos criar em Porto Nacional a Secretaria da Economia Solidária. Ela terá também um eixo de direção ao processo do fomento à agricultura”.

O candidato afirmou que criará também, a política dos territórios incentivando a proteção ao meio ambiente e o reflorestamento nas beiras dos mananciais, e  relembrou ainda das ações feitas na sua primeira gestão anterior,  como a Casa do Mel, a Casa Móvel de Farinha e a criação do centro de abastecimento da agricultura familiar que não foi colocada em funcionamento pela atual gestão.

Paulo Mourão agradeceu à confiança de todos. “Eu espero que essa ocasião seja um passo importante para um momento novo que Porto Nacional viverá o da transformação, o do novo olhar, o das novas ações em busca de dias melhores e oportunidades para todos,” pontuou.

Dentre os projetos apresentados pelo o candidato na reunião,  estão: a criação da Secretaria de Economia Solidária para atender a agricultura familiar; criação do território da cidadania, mapeamento social e ambiental produtivo do município; estimulo à tecnologias para a agricultura familiar; centro de comercialização da agricultura familiar; aquisição de alimentos para compra direta; assessoria jurídica e técnica para a agricultura familiar; aquisição de transportes para levá-los ao centro de comercialização; parceria para a aquisição e funcionamento de máquinas que transportarão calcário entre outros. (Ascom)