Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11), o VIII Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral. O evento será a partir das 15h, no Teatro Municipal Fernanda Montenegro. O encontro tem como proposta contribuir com a educação comunitária e fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e da consciência cívica.

O VIII Ciclo de Palestras é uma parceria entre a EJE e a Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Tocantins (SEDUC) e visa estimular a educação cidadã. As palestras serão voltadas a alunos de escolas públicas com idade entre 15 e 18 anos, universitários e demais interessados.

O coordenador da EJE, Roney Dácio Lopes afirma que, “É necessário que as novas gerações assumam responsabilidades e práticas que ampliem a sua consciência política. O acesso a informações adequadas sobre política e eleições constitui-se em um dos elementos fundamentais para que haja compreensão e envolvimento no processo eleitoral como um todo”.

Dentre os assuntos da programação estão, a Peça Teatral “Voto Vendido Consciência Perdida” encenada por servidores do TRE-TO.  As palestras com os temas “Ética, cidadania, a corrupção eleitoral e a aplicação da Lei da Ficha Limpa”,serão ministradas pelo juiz eleitoral Marlon Jacinto Reis e pelo promotor de Justiça e coordenador Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson Resende de Castro. Os temas: “O Valor do voto, as atribuições do chefe do Executivo Municipal e as atribuições dos membros do Legislativo Municipal” serão explanados pelo advogado e professor universitário, Pedro Biazotto.

A carga horária das palestras será de 3 horas/aula, por turno do evento e os acadêmicos inscritos receberão certificado de participação.