Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O cartório eleitoral da 29ª Zona Eleitoral de Palmas realiza no período de 18 a 19/09, terça e quarta-feira, treinamento para aproximadamente 2 mil mesários. A capacitação será no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e tem início as 9h desta terça-feira.

O curso será dividido em quatro turmas. Para esta primeira etapa serão capacitados os primeiros secretários e segundos mesários, com aulas iniciando as 9 e as 15h respectivamente. Para o dia 19, a capacitação será direcionada aos primeiros mesários, no horário das 9h. Já no período vespertino, o treinamento será para os presidentes de seção, com início as 15h.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o treinamento deve enfatizar temas como acessibilidade e ética. Na oportunidade os mesários também receberão orientações que vão desde a recepção do eleitor na seção, a identificação na urna eletrônica, aos procedimentos de finalização, com o encaminhamento dos documentos necessários para apuração.

Para o Tribunal, o trabalho dos mesários, juntamente com o dos servidores da Justiça Eleitoral, engrandece a Corte judiciária e garantirá que a vontade do eleitor seja respeitada durante o pleito eleitoral. (Ascom TRE)