Na próxima sexta-feira, 21, será lembrado o Dia Mundial do Alzheimer, como forma de conscientização das pessoas. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), terá programação especial no Tocantins. As atividades acontecerão no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), localizado na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, e incluem palestras, blitze educativa e momentos lúdicos.
A ABRAZ-TO – Associação Brasileira de Alzheimer, secccional Tocantins, preparou vasta programação para conscientizar a população do Estado sobre a doença. “Somos uma organização não governamental constituída por familiares de pessoas com doença de Alzheimer (DA), por profissionais da área da saúde e interessados em estudar a temática”, explica a presidente da Abraz-TO, Maria Rita de Sousa Bazolli.
Segundo ela, o objetivo da Associação é fornecer informações sobre a doença, entre elas: diagnóstico, tratamento, orientações sobre os cuidados com a pessoa com doença de Alzheimer e com o cuidador.
O que é a ABRAZ-TO
Braço da Abraz Nacional, a Abraz-TO, foi fundada e constituída formalmente no dia 03de maio de 2012 como unidade federada à Abraz Nacional. A entidade está instalada na Universidade da Maturidade – UMA – no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Já a Abraz Nacional existe há 20 anos de história e tem a missão deter representatividade nacional como núcleo central das pessoas envolvidas coma doença de Alzheimer e outras demências.
Programação
Local: Auditório da Associação Tocantinense de Municípios - ATM. Avenida Teotônio Segurado, 501 Sul,Conj. 01, Lotes 20 e 21.
Manhã
8h às 10h - Blitz de conscientização da população em geral sobre a Doença de Alzheimer instalado na Av. JK (região dos bancos) com a distribuição de folhetos informativos e coleta de assinaturas para o abaixo assinado relativo ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.
11h às 13h - Encenação realizada no Palmas Shopping promovida por grupo teatral com a interação e abordagem da população propondo reflexão sobre a importância do debate, colaboração e a efetiva participação voluntária para melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos de DA. Atores simulam encontros com as pessoas, como se fossem “velhos conhecidos” e distribuem fitinhas alusivas ao Dia Mundial.
Tarde
14h- Abertura e momento cultural com os alunos da UMA/UFT
14h30 - Dr. Euler Esteves Ribeiro - Médico geriatra
Tema: Doença de Alzheimer: diaginóstico e tratamento
15h - Momento cultural: Apresentação dos alunos da UMA/UFT
15h15 - Judy Robbe - Gerontóloga e terapeuta holística.
Tema: O preparo da família do idoso com Alzheimer
16h - Pe. Paulo Cristiano Luz Frade
Tema: A formação humana e a atitude voluntária
16h15 - Perguntas aos palestrantes
17h - Coffee Break e encerramento