Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Entre os dias 26 e 30 de setembro será realizado o 2º Festival de Teatr, o de Gurupi (Encenart). Durante o evento serão realizadas apresentações teatrais e oficinas ministradas por 12 grupos teatrais de São Paulo, Santa Catariana, Goiás e Tocantins. Os espetáculos serão no pátio do Centro Administrativo da UnirG, com entrada gratuita.

O Encenart tem uma programação diversificada que busca atender as diversas linguagens teatrais como: teatro de bonecos, musicais, comédias, drama e ainda a junção do  circo e teatro com espetáculos cênicos para todos os gostos.

De acordo com o produtor teatral, Thomas Batista, graças ao apoio dos editais de patrocínio este ano, diferentemente do primeiro feito com promessas de patrocínios, terá condições de trazer para Gurupi grupos premiados nacionalmente como, por exemplo, o Lamira com a peça: Do Repente, premiada pelo Minc, via editais teatro de rua.

“Apesar das dificuldades para captar recursos e espaço para apresentações, o evento se fortaleceu graças à iniciativa privada e pública que se unirão em prol da difusão das artes cênicas”, afirmou o produtor teatral.

Além das peças, o público terá intervenções pela cidade com participação da Cia. Turma do Lico de Palhaços de Rua, que estará divulgando o evento nos principais pontos da cidade bem como: oficinas de capacitação técnica para alunos do curso de artes cênicas da cidade, acadêmicos dos cursos da UnirG  e professores da rede pública de ensino que poderão assim, multiplicar o que os grupos convidados irão oferecer.

Os grupos locais também serão prestigiados com a participação dos seus espetáculos, como o Grupo de Teatro da UnirG (Guetu) que apresentará a divertida comédia “E se fosse com você?”

A gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, acredita que o sucesso do evento possibilitará que a cidade se torne uma referência no seguimento de grandes festivais. “Queremos com este Festival mostrar que o nosso estado pode vir a ser um painel das artes cênicas, um canal de encontro entre os grupos para intercâmbio e a troca de saberes. É inadmissível termos tantos talentos no País e não promover o encontro entre eles”, conclui.

Os espetáculos direcionados para o público infantil são livres, e serão apresentados no horário das 17h e das 18h. Já os espetáculos noturnos serão para o público com idade a partir de 16 anos, e ocorrerão às 20h.

O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins (Secult) e Fundação Cultural do Estado do Tocantins (Funcult), no edital prêmio Job Carvalho 2011, de apoio à produção de festivais estaduais.

O Encenart é realizado pela Cia de Teatro Sorria Meu Bem, com a organização da Casa de Cultura da UnirG. Conta com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Secretaria de Articulação Institucional, Ministério da Cultura e Governo Federal, Banco da Amazônia e o co-patrocínio da Fundação UnirG, além do apoio do O Tradicional Restaurante.

Oficinas

As inscrições para as oficinas estão abertas até a próxima segunda-feira, 24, e podem ser realizadas na Casa de Cultura, das 08h às 12h e das 14h às 18h. São ofertadas 30 vagas para servidores e alunos de três Instituições de Gurupi, sendo 15 vagas para a UnirG, 05 para o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e 10 vagas para a Diretoria Regional de Ensino (DRE).

Segundo a coordenadora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, o Festival surgiu com objetivo de divulgar as peças produzidas no estado, “além de promover o acesso ao teatro e a inclusão artística à comunidade gurupiense, através dos espetáculos e das oficinas que serão oferecidas aos acadêmicos e profissionais da área de educação”, ressaltou.

Nas oficinas os participantes terão a oportunidade de aprender sobre automaquiagem teatral, exercícios laborais e aperfeiçoamento para introduzir as práticas cênicas, como instrumento pedagógico para as aulas. “Além de selecionar os profissionais que vão participar das oficinas, firmamos uma parceria com a DRE que vai mobilizar os alunos das 35 escolas estaduais de Gurupi, para prestigiarem o evento”, finalizou.